Como tratar as erupções na pele causadas pela dengue?
As lesões de pele causadas pela dengue em geral não requerem tratamento específico. Elas são muito importantes de serem reconhecidas para auxiliar o médico a fazer o diagnóstico da doença.
Junto com todo o quadro clínico da dengue - febre alta de início agudo, mal estar geral, dor articular, dor retro auricular, dor muscular, as lesões cutâneas ocorrem em cerca de 50 a 80% dos casos na dengue clássica, e se manifestam desde uma vermelhidão pelo tronco que progride para os membros - em geral poupando a face - com coceira ou não, até sangramentos no nariz, gengiva e manchinhas avermelhadas na pele dos membros inferiores, olhos e boca.
Na dengue hemorrágica, os sintomas de sangramento são mais exuberantes, com muitas manchas vermelhas e hematomas, sinais da fragilidade capilar e dificuldade de coagulação sanguínea.
O tratamento é, portanto, voltado para as medidas gerais de suporte do paciente, visando a hidratação e medicações sintomáticas, além de repouso. A dengue hemorrágica pode evoluir de maneira fatal e necessita internação hospitalar. É contraindicado uso de aspirina e anti-inflamatórios.
Tratando do estado geral do paciente, as lesões de pele melhoram automaticamente.
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991), residência e especial...
i
Na vasta maioria dos casos, o tratamento da dengue é apenas suportivo, ou seja, manter a pessoa hidratada e o mais confortavel possível até que a doença passe por si própria.
Com as erupções de pele não é diferente. Basta aguardar que elas devem desaparecer espontaneamente.
Não devem ser tentados tratamentos caseiros ou automedicações, pois estes frequentemente causam mais transtornos que melhoras, às vezes causando problemas onde não há nenhum.
Rubens Amaral é um dos principais especialistas em Saúde e Qualidade de Vida do Brasil. Médico, Coach, Escritor, Educado...
i
Na realidade não são erupções que surgem na pele, é um exantema, uma vermelhidão que pode ou não ser acompanhado de coceira. Normalmente some em 3 a 5 dias e não precisa de nenhum tipo de tratamento específico não deixando nenhuma sequela (cicatriz) como às vezes pode acontecer na catapora.
Se a coceira for muito intensa procure auxílio médico para que ele possa observar se há necessidade de prescrever algum anti-histamínico (remédio para coceira e alergias). Agora é com você. Transforme o conhecimento em comportamento.
Pode passar repelente no rosto?
Sim, pode usar repelente no rosto. No entanto, é preciso se atentar à forma de aplicação. O ideal é deixar o repelente como o último produto a ser passado, depois de hidratante, protetor solar ou base. Eu recomendo que as minhas pacientes evitem...
[ Continuar lendo ]Pode tomar dipirona se acho que estou com dengue?
Sim, não há contra-indicação ao uso da dipirona como analgésico ou antitérmico na suspeita de dengue, a não ser que a pessoa tenha alergia à dipirona - neste caso, ela não deve ser utilizada.É importante lembrar também que a dipirona deve ser evitada...
[ Continuar lendo ]Estou com dengue, tem 5dias, nesses parei de tomar anticoncepcional, daí veio a menstruação e ta bastante fluxo, tem algum perigo, dr?
Não foi um período bom para ficar menstruada, pois se a dengue for hemorrágica vai piorar muito a hemorragia uterina.Atenção redobrada, muita hidratação, repouso e procurar hospital se houver piora ou sintoma de hemorragia.