Quais os sintomas de um parto prematuro?
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Ginecologia pelo Depar...
i
Denominamos parto prematuro, hoje chamado parto pré-termo, a interrupção de uma gestação entre a 22ª e a 37ª semana incompleta.
Em geral, a gestante informa uma "sensação de peso" no baixo ventre, dores ou desconforto na região dorsal baixa e lombar e ocorrência de contrações uterinas que podem ser dolorosas ou não. As secreções vaginais aumentam.
Como o quadro clínico assemelha-se aos de gestantes com boa evolução, o PARTO PRÉ-TERMO pode surpreender tanto gestante como equipe médica. Não é incomum que as queixas sejam atípicas ou mesmo vagas, ficando mais evidentes apenas pouco tempo antes do parto ocorrer.
Em 1/3 dos casos está associado à rotura prematura da bolsa amniótica.
O exame obstétrico (toque) revela graus maiores ou menores de dilatação ou afinamento do colo uterino que identificam os tempos da progressão de um trabalho de parto.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]