Como agir quando o colesterol de uma criança de seis anos está maior do que 200 mg/dL?
Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
i
O aumento de colesterol pode ser devido a um grande número de fatores.
Valores médios de colesterol para crianças e adolescentes desejável - menor do que 150, considerando-se aumentado quando maior do que 170. Então, sim, 200 é alto!
Não podemos ser muito simplistas considerando que todo aumento de colesterol é por conta de excesso alimentar e sempre em "gordinhos".
O mais comum é isso mesmo: criança que come demais, errado, com alimentos calóricos (frituras, salgadinhos, biscoitos, chocolate...) e geralmente família de "gordinhos", afinal a criança alimenta-se da mesma forma que as pessoas da casa. No Brasil já temos na população 53% de obesos entre os homens e 48% entre as mulheres (que alimentam suas casas).
Sendo por excesso de alimentação, ótimo! Tiramos os excessos e assim os níveis de colesterol tendem a cair. Fácil? É nada, difícil demais, o hábito da família tem de mudar, não pode ter nada diferente no cardápio da casa. Quando falamos de aumento de colesterol, estamos falando de tendência de adoecer, que provavelmente vai acompanhar este criança por muito tempo. Não é doença aguda, que damos uma medicação e sara, é considerada doença crônica. É sério, não é ?
Mas esses valores alterados podem não ser por excesso alimentar e sim por defeito genético ou familiar. Neste caso o tratamento é mais difícil, o controle tem de ser mais sério. Precisamos então de um nutrólogo, de uma nutricionista que trabalha em Pediatria e de um bom acompanhamento e orientação para a criança e para toda a família.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]