Quais são os benefícios da beterraba?
Formada pela PUC- RS, hoje é responsável pelo Programa de Emagrecimento e reeducação alimentar, Mente Magra, com atuaçã...
i
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico presente na beterraba, tem por função, formação de colágeno, absorção de ferro, prevenção e tratamento de câncer, anti-hipertensivo, diminuição de riscos cardiovasculares.
Com relação aos minerais presentes na Beterraba, o Potássio (K), tem por função manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, pelos impulsos nervosos, pela contração muscular e pelo funcionamento cardíaco; o Sódio (Na) faz- se indispensável na transmissão de impulsos nervosos e estimula a ação muscular; o Magnésio (Mg), estabiliza a estrutura do ATP em reações enzimáticas intracelulares, incluindo produção e consumo de energia, excitabilidade muscular e nervosa e participa do metabolismo de outros minerais como: cálcio, ferro, zinco e no transporte do próprio potássio.
O Ferro (Fe) atua como carregador de oxigênio dos pulmões para os tecidos através da hemoglobina e da mioglobina, participa da síntese de hormônio esteróides e ácido biliares, desintoxica o fígado de substâncias estranhas e controla alguns neurotransmissores, como a dopamina e serotonina no cérebro; o Zinco (Zn) é responsável por determina a forma e a disposição espacial de enzimas e proteínas, bem como a estabilização de algumas proteínas ligadas ao DNA, essencial para mais de 300 enzimas em sua ação catalítica e captado pelas vesículas sinápticas, atuando na atividade neuronal e na memória e Cobre (Cu), essencial para o metabolismo, na angiogênese, na mielinização e na ação de endorfinas.
Ressalta-se que muitos são os nutrientes encontrados na beterraba, contudo, uma substância encontrada abundante na mesma é o nitrato (NO3) proveniente do efeito causado pela adubação nitrogenada em seu plantio, outrossim, o teor de açucares, características importantes da beterraba. Substância essa que deve ter seu teor controlado na adubação nitrogenada, uma vez que grandes quantidades podem ser convertidas em N-nitrosaminas, que proporciona carcinogênese e transformação da hemoglobina do sangue em ferrihemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio pulmonar para os tecidos.
O Nitrato (NO3) é um composto proveniente da natureza como componente do ciclo de Nitrogênio, habitualmente e nas plantas, como hortaliças, utilizado pela indústria alimentícia para embutidos e melhoria e conservação dos aspectos organolépticos dos alimentos. Até um determinado tempo acreditou-se no óxido nítrico (NO) como um poluente ambiental indesejável e um potencial carcinógeno, porém, a toxicidade do nitrato (NO3) em si é baixa, mas isso não significa dizer que não se deve ter cuidado com a concentração elevada de nitrato nos alimentos, uma vez que, a conversão do nitrato (NO3) em nitrito (NO2) pode ser prejudicial à saúde (XAVIER, 2011).
Esse nitrato (NO3), considerado dietético, é altamente concentrado em vegetais, mais especificamente, na beterraba O NO3 – dietético é encontrado em altas concentrações nos vegetais de folhas verdes e na beterraba, mostrando cada vez mais eficácia no metabolismo musculoesquelético durante exercícios e na redução da pressão arterial.
Evidenciamos que muitos são os benefícios do óxido nítrico (NO) através do consumo de beterraba como suplementação para praticante de exercícios físicos, uma vez que fora observada ação benéfica do óxido nítrico na pressão arterial, nas doenças tromboembólicas e nas dislipidemias. Além disso percebeu-se que a prática regular de exercício físico é um mecanismo de grande relevância na manutenção e restauração da função endotelial.
O consumo do nitrato (NO3) dietético é promissor para as respostas fisiológicas nos indivíduos fisicamente ativos, sendo a suplementação com beterraba para esses indivíduos uma estratégia funcional para a melhoria da vasodilatação dos vasos sanguíneos aprimorando a resposta muscular no exercício.
Tenho sentido mais fome que o comum, tem algo que eu possa fazer para sentir menos?
O aumento da fome pode ser sinal de muitas condições, como a privação do sono ou sono de má qualidade, o estresse ou ansiedade, o uso de alguns medicamentos como corticoides e antidepressivos e doenças como o hipertireoidismo ou diabetes mellitus des...
[ Continuar lendo ]Grávida pode tomar chá de camomila?
Existem estudos, não completamente confiáveis, que apontam que o consumo excessivo da bebida na gestação pode estimular as contrações — mas isso não é comprovado cientificamente. Portanto, o chá de camomila é liberado com cautela na gravide...
[ Continuar lendo ]Quais alimentos dão mais energia?
Existem diversos alimentos que desempenham um papel fundamental na oferta de energia ao corpo de maneira saudável. Entre eles, os carboidratos simples se destacam como principais fontes de energia.O recomendado é incluir frutas, pães, macarrão,...
[ Continuar lendo ]