Na cesárea, amarrar os braços da mulher configura violência obstétrica?
Por muitos anos, as mulheres foram orientadas a manter as mãos amarradas durante a cesariana, no intuito de evitar que ela, de maneira involuntária, contaminasse o campo operatório. Hoje em dia, a qualidade do bloqueio anestésico para uma cesariana evoluiu demais. As mulheres não são mais sedadas e ficam lúcidas durante todo o procedimento. Então os riscos de contaminação involuntária são praticamente zero. Por isso, nos dias de hoje, uma mulher ser amarrada de forma agressiva sem sua permissão ou seu consentimento pode ser entendido como uma atitude de desrespeito.
No Instituto Nascer, não amarramos os braços das mulheres durante a cesariana e adotamos algumas medidas simples para transformar a vivência de uma cesariana numa experiência mais agradável e humana. Abaixamos o campo cirúrgico para que ela possa ver seu bebê saindo da barriga, mantemos a sala em meia luz e colocamos uma pequena música de fundo. São pequenas atitudes de respeito à mulher e a esse momento tão especial.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]