O álcool piora a depressão?
Priscilla Veloz Cevallos é médica da Saúde Digital do Grupo Fleury, psicóloga pelo Mackenzie de São Paulo, médica pela U...
i
O álcool é considerado uma substância psicoativa, ou seja, uma forma de droga. Em algumas situações, o uso abusivo de drogas pode resultar em sintomas depressivos. No entanto, é comum observar que, devido aos sintomas depressivos, algumas pessoas recorrem ao uso de drogas como uma maneira de escapar da realidade, especialmente quando enfrentam dificuldades para lidar com esses sentimentos.
Outro motivo é a busca por prazer, uma vez que as drogas podem proporcionar uma fonte de satisfação que, de outra forma, a pessoa deprimida não consegue encontrar em suas atividades habituais. Além disso, é importante destacar que tanto a depressão quanto a dependência química podem estabelecer uma relação de retroalimentação, influenciando uma à outra de maneira significativa.
Quando estou de folga, passo o dia bem. Mas quando preciso trabalhar, fico mal ao ponto de ter pensamentos suicidas. É depressão?
Não necessariamente é depressão. Pode ser um transtorno de ansiedade devido a algum trauma ou situação negativa relacionada ao ambiente de trabalho, que faz com que você apresente esses sintomas quando está no ambiente ou se aproxima dele.
Como saber se um jovem está entrando em depressão ou e só ansiedade?
A ajuda de um profissional como psiquiatra e psicólogo, é sempre um ótimo caminho para se chegar a um diagnóstico completo, seguro e eficaz.
A depressão pode ser considerada uma doença?
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). alguns transtornos depressivos existentes são reconhecidos como doença, assim como as suas principais características sintomáticas.