O que é Candida? É a mesma coisa que candidíase?
Ginecologista, Obstetra, Mastologista, atualmente na Clínica Mantelli, que possui atendimento especializado e exclusivo...
i
Candida é o fungo que causa a candidíase.
A candidíase vaginal é a mais comum. Até 70% das mulheres durante o seu período fértil vão ter, no mínimo, um episódio de candidíase. Os principais sintomas envolvem aquela coceira na vagina, vermelhidão, saída de secreção muito branca, parecendo um leite coalhado e fissurinhas na vagina. A mulher fica muito incomodada, com muita ardência e muita secreção, muita coceira, a ponto de ter que procurar um médico para tratar urgente. O tratamento é feito, muitas vezes, com uso de antifúngicos, tanto via oral quanto via tópica, e a tendência é resolver nos próximos dias.
Não é uma doença muito grave, desde que seja tratada. Importante lembrar que ela não é considerada uma infecção sexualmente transmissível, mas pode sim ser transmitida sexualmente, com pelo contato do pênis com a vagina.
A candidíase no pênis também pode acontecer com uma vermelhidão e coceira, principalmente na região da cabeça do pênis. Causa inchaço e ardor e é preciso procurar um médico também. O tratamento é semelhante ao da mulher: antifúngico via oral ou via tópica.
A candidíase oral é comum de acontecer no recém-nascido que ainda está amamentando. É possível ver umas bolinhas brancas no céu da boca do bebê e o mamilo da mulher acaba ficando mais esbranquiçado também. O tratamento é feito também com uma solução oral antifúngica na boquinha do bebê e com uma pomada no bico do seio da mãe.
Também pode acontecer no esôfago, sobretudo em pacientes com o sistema imunológico muito debilitado, acamados, ou então que têm HIV.. É um fungo oportuno, então acaba aproveitando essas oportunidades de sistema imune ruim para aparecer.
Na pele a candidíase pode surgir principalmente em regiões de dobras e o tratamento é feito com cremes antifúngicos e cuidados da pele. Pode aparecer no trato urinário também, assim como pode ocorrer até nos olhos, como uma inflamação do globo ocular, que acontece normalmente após um trauma ou cirurgia ocular.
Por fim, existe a Candidia disseminada, quando o paciente tem um sistema imune muito, muito deficitário, ela acaba se disseminando pelo corpo todo. É uma doença muito, muito rara, mas que pode acontecer.
Ginecologista, Obstetra, Mastologista, atualmente na Clínica Mantelli, que possui atendimento especializado e exclusivo...
i
Candida não é a mesma coisa que candidíase. A Candida é um fungo que pode ser encontrado em pequenas quantidades no organismo, vivendo em equilíbrio com a flora vaginal. Entre as diversas cepas existentes, a Candida albicans é a mais comum.
Quando há uma multiplicação desordenada no fungo, a Candida albicans resulta na candidíase, uma das doenças mais prevalentes do trato genital da mulher. A infecção provoca sintomas como corrimento vaginal branco (talhado como nata de leite), coceira e escoriações na vagina.
Essa é a diferença entre o fungo Candida e candidíase. Um é o micro-organismo causador, e o outro é a doença que ele provoca.
Candidíase passa para o homem?
O fungo Candida, responsável pela candidíase, está presente na flora vaginal. Quando o homem tem relações sexuais sem preservativo, ele entra em contato com essa flora vaginal e, consequentemente, com o fungo. Na maioria dos casos, a candidíase...
[ Continuar lendo ]Candidíase transmite oralmente?
Não, a candidíase não se transmite oralmente. A candidíase é causada por um fungo, a Candida albicans, que coloniza as mucosas do corpo naturalmente, inclusive até a pele. Então o fungo já está presente na mucosa oral, na mucosa vaginal, e...
[ Continuar lendo ]Lactobacillus acidophilus ajuda na candidíase?
Não. Não existem evidências de que pessoas com candidíase tenham flora vaginal deficiente em lactobacilos. Portanto, não se recomenda o uso de lactobacilos probióticos, como o Lactobacillus acidophilus. Embora exista uma crença popular de q...
[ Continuar lendo ]