É possível engravidar com o colesterol alto? Quais as mudanças na dieta?
Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
i
Essa é uma boa questão. Gerar uma criança estando seu colesterol alto, salvo outras alterações ginecológicas, não veria problemas.
Tem sido extensamente discutido e pesquisado os efeitos da gestação e dois primeiros anos de vida no aparecimento de "Doenças Crônicas Não Transmissíveis": diabetes, hipertensão e arteriosclerose na criança. Essas doenças eram encontradas em adulto e temos, nos últimos anos, encontrado em crianças cada vez mais novas .
Sabemos que tudo o que a mãe ingere passa para o feto e desta forma existe uma programação alimentar do bebe antes do nascimento. Poder engravidar sim porém importante essa "informação" de colesterol alto passando para seu bebe.
Temos de lembrar que a placenta não tem "filtro" portanto, passam nutrientes bons, que auxiliam o crescimento , mas passam também nutrientes inadequados.
Sua dieta tem de ser muito bem controlada pois você deverá engordar em média 11 kilos na gestação, suprindo adequadamente seu bebe e ao mesmo tempo diminuindo seu colesterol. Ufa! você vai ter de olhar com muito cuidado tudo que você come.
As vezes você nem está fora de peso , mas se ingerir mais de 4,5 gramas de gordura saturada (cremes, congelados, biscoitos recheados) você aumenta a gordura corpórea de seu bebê.
De forma geral :
•Diminuição número frituras por semana
•Incentivo alimentos ricos em fibras
•Diminuição de alimentos industrializados: pães, margarinas, bolachas.
•Alimentos com gorduras saturadas: derivados lácteos; carnes; coco; embutidos.
Mas para que sua gestação seja tudo de maravilhoso, fale com sua nutricionista, com seu médico de confiança e não esqueça, a partir da 30ª semana, procurar seu pediatra.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]