Sentir dores no peito e falta de ar pode ser sintoma de depressão ou outro problema emocional?
Graduada em Psicologia (UFRJ), mestre em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria/UFRJ), especialista em Terapia Cognitivo...
i
Dores no peito e falta de ar geralmente não são sintomas associados à depressão, mas sim à ansiedade. Quando ficamos muito preocupados ou temos que lidar com situações que provocam medo, nosso corpo autonomicamente começa a funcionar como num estado de alerta para reagir a uma possível ameaça. Isso altera o metabolismo, afetando a circulação (a frequência cardíaca aumenta, podendo dar a sensação de taquicardia ou dores no peito) e a respiração (que pode ficar curta, acelerada e/ou desritmada, o que pode dar a sensação de falta de ar).
Para a confirmação de que tais sintomas são psicológicos, deve-se realizar os exames clínicos previamente, a fim de excluir a possibilidade de outras condições médicas, como você fez. Ainda é importante conversar com um profissional (psicólogo clínico e/ou psiquiatra) para uma avaliação do caso. Enquanto isso, sugiro que pesquise sobre a ansiedade, suas causas e tratamentos.
Espero ter sido útil!
Sou formada pela UFJF desde 2005, com pós graduação em Especialização do Desenvolvimento Humana (UFJF) e Terapia Comport...
i
Quando sintomas como dores no peito e falta de ar acontecem, não é incomum as pessoas recorrerem ao cardiologista com medo de um problema cardiológico, porém estes sintomas estão presentes em outros quadros e precisam ser avaliados.
No seu caso, já houve a realização de um ecocardiograma, com resultado normal, e por isso, outras causas devem ser levantas, sendo as mais comuns: ansiedade e depressão, ou mesmo alto nível de estresse.
A ansiedade é um aspecto biológico do nosso organismo e serve para preservação do indivíduo. Possui aspectos multifatoriais, sendo eles: físicos (aumento dos batimentos cardíacos, tremores, respiração ofegante, tremores...), cognitivos (pensamentos persistentes tipo e se acontecer isso...) e comportamentais (reação de fuga ou esquiva, por exemplo). Em níveis normais a ansiedade é boa e preserva o indivíduo. Contudo em grande escala ela poderá incapacita-lo e gerar o congelamento ou a incapacidade de tomar decisões, nestes casos que ultrapassa, dizemos que há uma ansiedade patológica, sendo necessário seu tratamento.
A depressão por sua vez é uma doença que tem como característica gerar no indivíduo sintomas de angustia, irritabilidade, sensação de inutilidade e incapacidade e portanto aos poucos tende a levar ao afastamento das atividades prazerosas, piorando o quadro geral.
Já o estresse, que muitos entendem como doença, não é uma doença, mas sim a capacidade de nosso organismo em dar conta das novas demandas no meio ambiente.
Para os 3 casos, é importante que se faça um bom diagnóstico, pois assim seu tratamento será efetivo. Em nenhum dos casos, o indivíduo ficará incapacitado e pode apenas ser decorrência dos problemas do dia a dia, e por isso é importante aprender novas estratégias para lidar com estes, uma vez que as que possui já não são capazes de mante-lo funcional.
Boa sorte!
Abraços
Sou graduada em Psicologia na UNISUL -Campus Tubarão SC, desde 1995-B e Pós Graduada em Estratégia de Saúde da Família t...
i
Após descartar toda e qualquer possibilidade de problema físico, parte-se para outras investigações. Procurar profissional especializado na área torna-se fundamental para um diagnóstico preciso e, consequentemente, um tratamento eficaz. Um diagnóstico errado, neste momento, pode ser fatal. Banalizar sintomas que possam caracterizar doença física, além de comum, é altamente periculoso. Primeiro descarte toda e qualquer possibilidade de doenças físicas. Após esta certeza, consulte especialistas da área psíquica.
Um abraço
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]