Que doença faz uma pessoa perder a voz ou fala após os 70 anos de idade?
A clínica Saúde Porã conta com ampla equipe de fonoaudiólogas especialistas nas diferentes áreas de atuação: audição e s...
i
A produção da voz está relacionada à respiração, à produção de som pelas pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais) e às estruturas que articulam e modificam a ressonância dos sons que incluem o nariz, a cavidade oral, os lábios, a língua e outras.
Já a fala é a manifestação motora da linguagem e engloba a produção de voz, a articulação dos sons e a transmissão de mensagens.
As alterações de voz ou fala prejudicam a comunicação e podem aparecer com o envelhecimento normal ou com o envelhecimento não saudável.
No caso do envelhecimento saudável é mais comum observarmos alterações na organização das informações, na memória, na recuperação e produção de palavras, na qualidade da voz que pode ficar mais rouca e fraca e no tom da voz pode ficar mais aguda ou mais grave. As alterações exclusivamente vocais estão relacionadas a modificações na anatomia da laringe e das pregas vocais no decorrer da vida e também dependem do uso da voz ao longo dos anos e das condições de saúde – são chamadas de presbifonia. Vale ressaltar que alguns idosos podem começar a falar mais alto devido a perda auditiva que também pode aparecer nessa fase da vida.
No caso do envelhecimento não saudável um grande número de doenças pode afetar a comunicação. A demência é a doença mais comum que afeta os idosos e ela consiste na deterioração das habilidades intelectuais e cognitivas que interferem nas atividades cotidianas das pessoas. A demência mais comum é a de Alzheimer, mas também podemos observar alterações de linguagem em outras como Demência Fronto-Temporal e Demência Vascular. Algumas doenças degenerativas, especialmente as alterações neuromusculares como Síndrome de Guillain-Barré, Miastenia Gravis, e as Distrofias Musculares podem modificar apenas as condições de produção vocal sem causar alterações de fala ou linguagem. Os AVCs também podem causar, entre outras alterações, alterações de voz, fala e linguagem.
Notando-se alterações de voz, fala ou linguagem, tanto agudas quanto progressivas, é fundamental procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e intervenção precoce. Na maioria dos casos, também será indicada terapia fonoaudiológica para recuperação das habilidades prejudicadas ou adaptação funcional e manutenção das habilidades ainda preservadas.
Fonte:
Tratado de Fonoaudiologia 2ª edição / Organização: Fernandes, F.D.M, Mendes, B.C.A, Navas, A.L.P.G.P. São Paulo, Editora Roca, 2009.
Fonoaudióloga Tainá Ferreira – Responsável pela Clínica Fono Porã Especialidades Fonoaudiológicas
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]