Como tratar a depressão caso a pessoa não admita que tem o problema?
Graduado em Medicina pela UNIFESP, é médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein e diretor técnico de saúde do Hosp...
i
Aí se coloca um dos maiores problemas de pacientes ou pessoas que não aceitam ou não admitem estarem doentes ou precisando de ajuda.
Encontramos muito essa questão em outras patologias: muitos são os diabéticos que acham que não precisam levar o tratamento tão a "sério" e atacam a geladeira quando ninguém está vendo, muitos são os dependentes químicos que não admitem a dependência, dizem: "quando quiser eu paro". E muitos são os depressivos que não admitem estarem depressivos, até por acharem que seu estado de sofrimento é devido a outras causas: causas espirituais, perda da fé, ataque do "inimigo" ou entáo que é apenas uma fase e que será superada - entendem a depressão como uma fraqueza e não admitem se sentirem fracos - sinal de fracasso!
Tudo isto dificulta muito o tratamento do depressivo. Para um tratamento ser bem sucedido tem que haver uma verdadeira parceria entre paciente e médico. Um dos caminhos é fornecer mais informações e quebrar os preconceitos.
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Olá enquanto a pessoa não admitir, fica muito difícil que se tenha um tratamento. Pois tanto o acompanhamento psicológico quanto psiquiátrico requerem a participação do paciente. Tudo que for feito sem a parceria do paciente tende a não dar certo ou ter construção/continuidade. E isto acaba confirmando ao paciente que ele não precisa de ajuda, visto que nada dá certo.
Sugiro que busque um profissional que gere empatia na pessoa, sendo area da psicologia ou da psiquiatria. Esta identificação com o profissional é fundamental para que se possa iniciar um diagnóstico correto e manter um tratamento. As vezes este início ou processo de vinculação leva tempo e é preciso ser respeitado pelos familiares e pelo profissional.
Se há resistência, dificilmente acontecerá um tratamento sem que haja um vinculo adequado entre profissional e paciente.
Espero ter colaborado.
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Essa é uma questão bem complicada, pois para que qualquer tratamento psicológico emocional seja efetivo, o primeiro passo é o reconhecimento da doença. Porém, a depressão irá chegar a um nível que invariavelmente irá interferir em alguma área da vida da pessoa. Seja nos relacionamentos, seja no trabalho ou escola e até mesmo na saúde e ela terá que buscar ajuda profissional.
Bom, ninguém motiva ninguém, mas você pode mostrar exemplos por meio de filmes, depoimentos, enfim pode até não ser confiável, mas existem grupos em redes sociais onde as pessoas compartilham suas lutas e vitórias contra a depressão. Compreendo que é angustiante ver uma pessoa querida neste estado e não poder ajudá-la, mas se o tempo dela para este movimento de melhora não chegou a oração da serenidade diz tudo.
Com carinho.
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
Fica bem complicado responder a essa pergunta, pois quando se tem alguma pessoa próxima que está doente e não admite tratamento, ficamos sem instrumentos para ajudá-la.
O que é possível é conversar e orientar quanto a necessidade de uma avaliação médica, não necessariamente dizer que está está precisando e sim saber como conduzir a conversa.
Pode usar abordagens como: "Veja, percebo que anda desanimada(o), triste e estou preocupada(o), acho que seria interessante buscar um médico para verificar seus exames, ver se está tudo bem".
Dessa forma o clínico geral, a ginecologista ou outro médico que normalmente acompanhe essa pessoa irá detectar a necessidade de um tratamento e encaminhar. Se mesmo assim a pessoa se recusar a família deve discutir o assunto e tomar as providências que acharem necessárias.
A terapia também é um caminho, porém se a pessoa resistir em ir a consulta nada poderá obrigá-la.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]