Ansiedade em excesso causa perda de peso?
Graduado em Medicina pela UNIFESP, é médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein e diretor técnico de saúde do Hosp...
i
A ansiedade pode funcionar em relação à alimentação em duas direções opostas: há pessoas que devido à ansiedade literalmente "travam" e não conseguem comer quase nada; nestas pessoas a ansiedade vai causar uma perda de peso que pode ser importante e preocupante.
Pós Graduação em Psicanálise Humanista - Santa Maria - RSPós Graduação em Psicanálise - SPEspecialização em hipnoterapia
i
A ansiedade em excesso pode ser um dos fatores que influenciam na perda e/ou no ganho de peso. É preciso entender o porquê do excesso, já que ansiedade é algo natural do ser humano.
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Pode, porém, o mais comum é que leve ao aumento de peso.
Toda e qualquer emoção que sentimos está acompanhada a um hormônio e a ansiedade produz um aumento geral da ativação do organismo o que pode levar o indivíduo a perder peso. Porém, para aqueles que possuem uma tendencia a engordar ou que já estão acima do peso, por possuírem "uma personalidade obesa", a ansiedade não tratada leva o paciente a criar mecanismos para “sabotar” o emagrecimento e o indivíduo passa a comer de forma impulsiva e ou compulsivamente para descarregar a tensão. A ansiedade alta também leva o corpo a resistir a leptina, a liberar mais catecolaminas e corticosteroides, até para suprir a deficiência de serotonina.
Quando há uma diminuição da serotonina no cérebro, a pessoa sente necessidade de ingerir açúcar.
As principais catecolaminas são: adrenalina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pelo bom humor e disposição da pessoa.
Os corticosteroides controlam o metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas. Mas em níveis elevados têm um efeito inibitório e agem ao contrário, o que leva a obesidade.
Dessa forma, se o indivíduo não aprendeu a lidar com as situações estressantes de outra forma, precisará da “gordura como proteção”.
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
A ansiedade pode tanto fazer com que o indivíduo coma menos ou coma em excesso.
No caso da sua pergunta, se você tiver a propensão a quando tiver nervosa perder a fome, pode sim perder peso.
O importante é avaliar se esta perda de peso não afeta sua saúde comprometendo seu corpo, caso isso seja frequente e esteja perdendo muito peso é necessário avaliação médica.
Todos devemos seguir uma dieta equilibrada, o ideal é procurar uma nutricionista nesse caso para que ela auxilie a se alimentar nesses momentos em que sente que está difícil comer.
Da mesma forma deve procurar seguir um processo com psicólogo para que trabalhe as questões que lhe causam ansiedade. Sendo necessário o uso da medicação deverá procurar um psiquiatra.
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Sim a ansiedade intensa pode gerar diversos sintomas e inclusive perda de peso. A inquietação e aceleração frequente ou contínua do organismo pode interferir no metabolismo e gerar a diminuição de peso.
Porém, é preciso entender primeiramente seu quadro antes de sair afirmando ser uma reação unicamente relacionada a ansiedade.
Se a perda de peso está excessiva ou se outros sintomas estão atrapalhando o dia a dia, um auxílio profissional pode ser uma boa ajuda.
Para sua pergunta eu te respondo que depende de cada indivíduo em sua existência, há quem, ao contrário, ganha muito peso, devido à fome emocional e outros perdem, pois sua válvula de escape para a ansiedade são outras estratégias. Talvez aprofundar melhor a sua questão possa nos ajudar a responder sua pergunta de maneira mais clara.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]