Sou usuário de cocaina, e preciso parar, mas minha familia não sabe, preciso de ajuda, o que devo fazer?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
é preciso buscar ajuda profissional o quanto antes.
busque um Psicólogo e pode ser que provável entre uma ajuda psiquiátrica também.
Não sei qual sua idade, mas deve ir atrás de profissionais especializados no tema.
Informe-os que é usuário e que está buscando ajuda por conta própria, você será acolhido adequadamente.
Existem grupos de apoio, muitos deles até gratuitos em varias cidades do País, através grupos anônimos.
Inclusive existem unidades do CAPS, sistema público com excelente atendimento em muitos lugares.
Busque uma unidade próxima a você e vá se orientar. Deve ser bem atendido e lá saberá como melhor proceder.
Aproveito para parabenizar sua decisão e sua coragem de buscar ajuda. Imagino que ninguém melhor do que você para saber o que passa e o quanto é difícil tomar esta decisão, com certeza exige coragem e força de vida.
Vá adiante não desista de você!
Espero ter ajudado e que fique bem
Atenciosamente
Psicoterapia & Técnicas Integradas“Compreenda-te, faça importantes mudanças e ressignificações a partir da integraçã...
i
O primeiro passo e o verdadeiro desejo de mudanca a partir da identificacao das razoes que serao ferramentas importantes que acompanharao o processo. Liste as razoes e motivos para interromper definitivamente com o uso da cocaina. Identifique os pontos negativos / perdas que voce observa sendo usuario e os pontos positivos / ganhos nao sendo usuario. O segundo passo consiste nas estrategias que voce vai utilizar neste processo de mudanca. Trace um plano de acao listando habitos e condutas que serao mantidos, abandonados, evitados e adquiridos. Liste tambem todos os recursos que voce podera utilizar como apoio, tanto internos ( capacidades, qualidades e pontos fortes ) como externos ( familia, amigos, grupos de auto ajuda, medicos e psicologos ). Leia artigos, materias ou livros sobre o assunto. Busque casos de superacao para identificacao e motivacao. Os grupos de auto ajuda ( AA,NA, Amor Exigente, entre outros ) sao excelentes e fundamentais fontes de apoio. Cabe salientar que em alguns casos e necessario acompanhamento medico. A psicoterapia auxilia no processo de auto conhecimento visando mudancas cognitivas e comportamentais, bem como o fortalecimento da auto estima atraves da valorizacao dos pontos fortes e minimizacao dos pontos fracos.
Vanessa Ebeling
Psicologa - CRP 07/19327
Especialista em Psicoterapia Clinica
Porto Alegre/RS
li as duas respostas que já lhe foram dadas e as apoio. Porém, falta-me uma dimensão. Recomendo você procurar entender o que lhe colocou nos braços da droga. Saber isto é uma importante ferramenta contra a recaída.
Eu sei que muitos usuários de químicos não entendem o que aconteceu com eles quando a droga virou uma alternativa. Dizem que a sua vida não era difícil demais, que começaram a usar a droga por causa da companhia de amigos que já estavam usando. Mesmo assim, tem gente que experimenta a droga e não adere. Você aderiu.
Se você tem condições econômicas suficientes, uma psicoterapia profunda tipo humanista ou psicanalítica pode ser uma boa ajuda para você se conhecer melhor, entender as dificuldades que você está tendo nesta vida e munir-se para melhor dominá-las. Muitos usuários começaram a usar a droga para tampar tristeza ou raiva recorrente, reaparecendo com qualquer estresse servindo de gatilho. Estes sentimentos tem raízes na infância. A psicoterapia profunda ajuda a resolver o que ficou atrapalhando a pessoa sem ela as vezes se dar conta.
A psiquiatria pode ser útil para você se você quer se afastar do emprego como doente. A psiquiatria certifica a dependência química como doença, apesar de este assunto estar em discussão polêmica. A semelhança com doenças é devido ao fato que a profissão que se ocupa da dependência química são os médicos. Quando um psicólogo se ocupa dela, é melhor não pensar em doença pois pode desmotivar a pessoa e deixá-la com uma atitude passiva.
As outras respostas deixaram de lado a possibilidade de você se internar para desintoxicar-se numa "Comunidade Terapêutica". São meses de reclusão voluntária, difíceis de se aguentar para muitos. Se você quer tentar isto e não tem recursos financeiros para pagar uma desintoxicação funcionando comercialmente, procure bem conhecer a comunidade que você identificar (na internet, por exemplo), pois a maioria tem índole religioso e poucas atividades que realmente ajudem a reconstruir a pessoa. Existe um relatório do Conselho Federal de Psicologia que avaliou 68 de tais Comunidades Terapêuticas. A leitura dele dá uns critérios para você escolher a sua.Ele está disponível na internet sob o URL seguinte: http://www.crpsp.org.br/portal/midia/pdfs/Relatorio_Inspecao_Direitos_Humanos.pdf
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]