Discopatia degenerativa em l5 s1: quais exercícios ou equipamentos devem ser evitados? e quais devem ser explorados?
Fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Fisiologia e Biomecânica do Apare...
i
Na verdade vai depender muito das causas deste problema, bem como o grau da degeneração do seu disco, além de outros aspectos como sua idade, sexo, doenças presentes, hábitos de vida, etc.
Uma discopatia degenerativa significa que o disco está lesionado. O disco é como uma borracha (na verdade é uma cartilagem) que amortece a pressão entre os ossos da coluna. Quando esta pressão é muito grande e fica por muito tempo, este disco é sobrecarregado, machucando-se. E conforme esta pressão não diminui, as lesões vão aumentando e piorando a capacidade de amortecimento, gerando dores e outros sintomas desta pressão.
O disco que fica entre a última vértebra lombar (L5) e a primeira vértebra sacral (S1), é um dos mais sobrecarregados e comumente lesionados, por estarem localizados bem na parte de baixo da coluna, onde o peso acaba sendo bem maior, quando comparado as vértebras mais acima.
Nestes casos, os melhores tratamentos envolvem o fortalecimento dos músculos que estabilizam esta região da coluna, assim como a redução dos mecanismos que causam estas sobrecargas, como a postura e a forma como a pessoa utiliza esta parte da coluna. Geralmente este trabalho pode ser feito com profissionais especializados em tratamentos conservadores de coluna, como fisioterapeutas e alguns educadores físicos.
Mas antes, é importante conversar com o seu médico ortopedista, para que ele te libere para iniciar estes tratamentos. Sair fazendo exercícios por conta própria, sem nenhum tipo de orientação pode ser muito perigoso, acentuando seu problema. Um mesmo exercício pode ser feito de diversas formas diferentes, utilizando músculos e comandos distintos.
De qualquer forma, procure sempre por profissionais que demonstrem conhecimento sobre o seu problema, ou que sejam indicados por pessoas de sua confiança.
Bom tratamento!
Pedalar perde a barriga?
Sim, é possível perder barriga pedalando! O ciclismo é um exercício aeróbico eficaz, que ajuda a queimar calorias e a aumentar o metabolismo, contribuindo para a perda de gordura corporal total, incluindo a região abdominal, não especificamente, mas...
[ Continuar lendo ]Qual o melhor exercício para perder barriga?
Não existe um exercício "milagroso" para a perda de gordura localizada apenas na barriga, uma vez que a redução de gordura ocorre de maneira global no corpo. No entanto, uma combinação de exercícios aeróbicos, como corrida, natação, ciclism...
[ Continuar lendo ]Quanto tempo a creatina começa a fazer efeito no corpo?
Se suplementa creatina para aumentar os estoques de fosfocreatina presentes no músculo e no cérebro. A fosfocreatina é responsável por fazer a ressíntese de ATP — nossa moeda de energia.Com uma suplementação convencional de 3 a 5g de creatina por dia...
[ Continuar lendo ]