Dr` Dirk , quando discubrimos as causas , do problema , na infancia , por exemplo , excesso de proteçao.. como resolver ?
as experiências feitas na infância atrapalham porquê não foram bem "digeridas" (alguns dizem "integradas") na mente da criança. Isto, porquê a criança não tem como avaliar todos os aspetos de uma experiência e assim entender que ela pode não ser tão ameaçadora que lhe parece. A experiência fica armazenada na memória, inevitavelmente, mas sem ficar à disposição da criança e, mais tarde, do adulto. Porém, ela não para de se associar com as vivências do presente e lhes dá a sua cor, resultando, por exemplo, na ansiedade exagerada. Conforme esta teoria, que basicamente é a teoria psicanalítica, o que resolve é falar sobre as experiências infantis. Já que elas estão recalcadas, escondidas, inconscientes, precisa-se do diálogo com uma pessoa que entende e sabe escutar, ajudar na mobilização da memória, pois a memória resiste. Ela não se apresenta no que nela pode fazer mal. Desde a infância apreendemos como esconder estas experiências ruins de nos mesmos, para evitar as dores que nos causam quando presentes.Se você descobriu causas da sua ansiedade, é provável você se dar conta delas só em parte. Esta parte, você pode já aproveitar, por exemplo escrevendo para você mesmo os seus pensamentos e memórias, num caderno, um diário. É melhor que nada para quem não tem condições de contratar um profissional para falar.Quero comentar sobre o excesso de proteção. É provável a proteção ter sido acompanhada de atitudes possessivas da parte do parente protetor. Assim, ele ou ela atendeu as próprias ansiedades dela ou dele, o que significa que provavelmente faltava carinho e amor ao mesmo tempo. O protetor acabou passando a sua ansiedade para você, o que foi demasiado. Mas esta interpretação minha é só chutada. Quem pode interpretar é você, na luz da sua vivência do presente, e ao mesmo tempo interpretando o presente na luz da memória do passado. Assim, você vai avançar e ficar mais forte aos poucos.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]