COMO ELIMINAR A GORDURA LOCALIZADA NO ABDOME?

Sou graduada em educação física há 12 anos, pós-graduada em condicionamento físico para grupos especiais e fisiologia do...
i
Não existe um exercício específico para perda de gordura localizada, o processo de emagrecimento acontece de maneira global de forma que a massa gorda acumulada no corpo vá sendo utilizada conforme o tipo e intensidade do exercício.
De modo geral, a glicose e os ácidos graxos (gorduras) são os responsáveis por manter o corpo em exercício. Após 30 minutos de prática contínua, a concentração de ácidos graxos no sangue aumenta significativamente, mostrando que as gorduras são de fato utilizadas.
Em geral, exercícios de baixa intensidade utilizam gorduras principalmente, enquanto os de alta intensidade utilizam glicose (proveniente dos carboidratos). Cada tipo e intensidade de exercício vai utilizar uma mistura de combustível, ora priorizando um, ora outro. Após o término do exercício, o corpo precisa voltar ao equilíbrio e, para tanto, também utiliza uma certa demanda de energia.
Quem quer perder peso normalmente tem dúvidas sobre essa utilização energética, mas o mais importante é manter o exercício constante e adequado com o condicionamento pessoal, lembrando que a conta para emagrecer é baseada no gasto calórico total. Emagrece quem gasta mais do que ingere e mantém o peso quem ingere e gasta em equilíbrio. No mais, o exercício regular ajuda no controle hormonal e de outros fatores que influenciam na saúde.
Saiba mais:
O gasto calórico em uma atividade física é baseado no consumo de oxigênio (O2), que é uma medida da respiração celular e normalmente mensurada em litros de O2 por minuto. O consumo máximo de oxigênio reflete a capacidade do indivíduo em realizar exercícios aeróbios. É através de seu consumo que calculamos o gasto calórico e, por isso, pode variar de acordo com a capacidade de cada um.
Confira o gasto calórico médio, por hora, de algumas atividades:
• Caminhada 5km/h: 237 calorias
• Corrida 8km/h: 576 calorias
• Hidroginástica: 288 calorias
• Nadar: 504 calorias
• Tarefas domésticas (todas de uma vez):
• 252 calorias
• Dança: 345 calorias
Se você quer perder mais gordura aposte nos exercícios de longa duração e que consegue manter sem prejuízos. Uma outra opção é praticar alguns minutos de exercícios dinâmicos entre as séries da musculação, como por exemplo pular corda, correr 1 minuto e fazer polichinelos, por exemplo. Uma questão muito importante quando existe pouca gordura corporal ainda a ser perdida é alimentação, se você treina com frequência e disciplina e não consegue atingir seus objetivos, procure um nutricionista e avalie seu caso.
Por que cabelos lisos tendem a ser mais oleosos?
Se você tem cabelos lisos, provavelmente já notou que a oleosidade aparece com mais frequência. Isso acontece porque a estrutura reta dos fios facilita a distribuição do sebo produzido pelo couro cabeludo. Diferente dos cabelos cacheados ou crespos,...
[ Continuar lendo ]Em quanto tempo os tratamentos para queda de cabelo costumam funcionar?
Os tratamentos para queda de cabelo variam bastante em termos de tempo para apresentar resultados, dependendo da causa da queda, do tipo de tratamento e das características individuais de cada pessoa. Para casos de eflúvio telógeno, que é uma forma c...
[ Continuar lendo ]Receitas caseiras realmente fazem o cabelo crescer?
O fio de cabelo é constituído por moléculas de queratina empilhadas, então quando falamos em saúde capilar, crescimento e beleza dos fios, o foco deve ser no couro cabeludo. Portanto, receitas caseiras, como o uso de óleos, frutas, entre outros...
[ Continuar lendo ]