Tenho 22 anos e venho sofrendo com um quadro de hipocondria, e fezes mole porem sem dores, inchaço, o que poderia ser?
Sou graduada pela Fundação Educacional de Bauru, há 40 anos. Psicóloga, psicoterapeuta clínica na abordagem cognitiva co...
i
Hipocondria é como chamamos o quadro, onde a pessoa apresenta uma alteração considerável da atenção em si mesma, no que diz respeito à prevenção/medo de doenças, sintomas e consumo de medicamentos.
Alteração na quantidade, porque a atenção voltada a si é excessiva, muito além do necessário, e em qualidade, porque tanto o foco da atenção, como a interpretação desse foco, são distorcidos, estão em desalinho com a realidade.
A identificação correta do quadro, é o primeiro passo.
Seja suspeitada pela própria pessoa, pelos que convivem com ela, ou concluída pelo profissional de saúde.
De modo geral, a Hipocondria vem associada à Ansiedade, mesmo que episódios de Depressão, também estejam presentes.
A queixa de “fezes mole sem dores ou inchaço”, pode confirmar a hipótese de Ansiedade.
Algum aspecto de herança, o ambiente e finalmente, escolhas pessoais constituem um "pacote", onde encontramos algumas razões para explicar grande parte do que acontece conosco.
Com a Hipocondria não é diferente.
Ambiente no sentido do histórico, à partir da infância, onde pode ter existido realmente uma doença grave, gerando preocupações fundamentadas na família e na criança adoecida, ou mesmo em outro membro da família, colocando a doença no centro da comunicação e dos relacionamentos, agregando e perpetuando grande valor a ela, mesmo depois que foi superada ou controlada.
Outro fator no ambiente é quando, mesmo não havendo doença, existem preocupações infundadas e exageradas com saúde, necessidade de visitas frequentes à médicos ou até mesmo dependência de medicamentos, mesmo que a justificativa seja, prevenção.
Pensamentos e emoções equivocados sobre saúde, podem levar alguém a se tornar hipocondríaco.
Ideias tais como, após observar um sintoma, como dor, alteração de temperatura, cor ou textura na pele, maximizar a impressão, o que pode potencializar emoções naturais, como o medo por exemplo, e esse medo, especialmente o medo de morrer, como resposta desproporcional, certamente fará com que a pessoa perca a competência para decidir pela melhor conduta em relação ao que sente, ou pensa que sente.
A perda do controle da situação pode a agravar o quadro e torna-lo repetitivo.
A conduta sugerida é que observe melhor seus conceitos sobre saúde e doença, vida e morte, e seja mais realista ao analisar as ocorrências passadas, quando grandes preocupações foram cultivadas e não se provaram como necessárias.
Procurar sempre dar a dimensão que o que está acontecendo merece, sem aumentar ou diminuir.
Evitar auto medicação. Buscar sempre ajuda quando não conseguir superar os sintomas.
Reconhecer quando a situação estiver sob controle, chegando a isso só ou com ajuda, e à partir daí tirar o foco de si e prestar mais atenção ao que ocorre ao redor.
Saber que nosso organismo é vivo, tudo o que há em nosso interior se movimenta o tempo todo e às vezes experimentamos desconfortos, sim. E não se trata de doença.
Faz parte da vida.
A conscientização do custo/benefício que os medicamentos oferecem, também pode ser um fator importante para a decisão de se empenhar na busca de pensamentos mais saudáveis sobre o próprio corpo, a opção pela alimentação saudável e atividade física, o conhecimento de tratamentos alternativos e naturais, tudo isso pode nos poupar dos efeitos colaterais e indesejáveis que muitos medicamentos, ou o uso abusivo deles, causam.
A literatura para leigos, hoje é farta e disponível, em sites confiáveis, como o Minha Vida, por exemplo.
Em relação a hipocondríaco é muito importante que você faça uma avaliação psicológica para sabermos de onde veio esse diagnóstico e como essa condição impacta em sua vida e relações diárias. O acompanhamento psicológico é psiquiátrico podem te ajudar no controle dos sintomas e os impactos causados nas suas relações. Espero ter ajudado.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]