Sintomas de gravidez no primeiro mês?
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Ginecologia pelo Depar...
i
O primeiro sintoma de gravidez significativo a ser considerado é, sem dúvida, o atraso menstrual. Muitas mulheres podem apresentar algumas alterações no estado de humor, na disposição geral, no ânimo, mesmo antes de apresentar o atraso menstrual - há uma avalanche de hormônios, à semelhança do que ocorre na TPM e que podem acarretar estas alterações no quadro clínico, inclusive em sonolência fora de hora. Essas mudanças comportamentais são comuns a todos os mamíferos.
A sensação sobre as mamas também muda: há um aumento da sensibilidade, ficam mais tensas, distendidas e "inchadas". Isso é consequente às mudanças hormonais que passam a ocorrer neste momento inicial da gestação. Na primeira gestação, inclusive, ocorre aumento na pigmentação das mamas: há um escurecimento das areolas mamárias, assim como surgimento de pequenos brotos e vesículas nessa mesma área, os tubérculos gravídicos - Tubérculos de Montgomery - que nada mais são que as glândulas sebáceas e sudoríparas muito aumentadas normalmente durante a gestação.
Outro sintoma comum é o a perda de manchas de sangue pela vagina, produto da implantação do óvulo na cavidade uterina. Literalmente ele corroi o endométrio para se implantar, alcança pequenos vasos que sangram e ocasionam esse sintoma. Mas não é um sangramento exagerado!
As náuseas começam também a surgir nesse mês e com grande frequência. Por vezes mesmo antes dessas alterações, podendo ocorrer alteração do paladar e apetite e até mesmo, no contato da escova de dentes com a boca, ter reflexo nauseoso ou mesmo vômitos.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]