Eu sou apaixonada por doces o que posso fazer para acabar com esse vício ?
Ofereço atendimentos PRESENCIAIS e ON-LINE para tratar o corpo e a mente de quem sofre de MÁ RELAÇÃO COM A COMIDA, e pro...
i
Pelo que pude ver, não parece ser a primeira vez que você tenta deixar esse hábito, estou certa?
Se esse for o caso, gostaria de te propor um exercício um pouco diferente.
Antes disso, é importante você entender como um hábito alimentar é construído.
De maneira simplificada, nossos hábitos são formados a partir de uma escolha que tivemos, às vezes há muito tempo atrás. Não importa quando começou, mas SEMPRE ele foi iniciado por uma intenção positiva.
E o que é isso? Sempre que decidimos começar a fazer alguma coisa na alimentação, é por que vimos que existia uma "vantagem", pelo menos naquele momento. Por exemplo, podemos começar a ter o hábito de comer fruta pois entendemos que ela é saudável, ou seja "boa" para nós, ou então começamos a usar adoçante no café pois entendemos que pode ser vantajoso, ou ainda podemos começar a pedir delivery pois assim economizamos tempo. Não importa "o que" escolhemos, sempre é uma decisão que envolve uma intenção positiva: seja ela mais saúde, mais praticidade, melhor sabor, ou mais memórias afetivas que aquela escolha vai nos trazer (como é o caso de "comidas de festa" ou de avó).
Hoje somos "bombardeados" de informações do que devemos ou não comer, e isso pode ser muito bom para muitas pessoas. Mas se não tivermos cuidado, podemos ficar mais ansiosos e culpados por termos alguns hábitos, e com esses sentimentos ruins fica mais difícil mudar (em quase todos os casos).
Pensando nisso, procure se perguntar: qual a intenção positiva desse hábito de doces.
Parece estranho, mas você já vai entender.
Se você conseguir ver o que há de BOM para você em comer esses alimentos, você vai se lembrar o porque escolheu ter esse hábito (e SEMPRE é uma escolha).
Identificando essa "causa", você vai entender o que mais gosta em doces: pode ser o sabor, a sensação, a compensação de algo ruim, o presente por ter feito algo bom, as memórias que ele traz... As respostas podem ser variadas aqui. Anote todas em um papel.
Após terminar essa lista, faça um paralelo dos alimentos que podem te trazer as mesmas VANTAGENS que os doces que você quer deixar de comer.
Por exemplo, se você colocar na sua lista de intenção positiva a compensação, se pergunte quais outras comidas ou atividades podem substituir o doce nesse quesito.
Depois que terminar essa segunda lista, vem uma parte muito importante: NEGOCIE COM VOCÊ.
Sim, não é necessário que você mude de uma vez, nem que seja desagradável.
Experimente as trocas que você se propôs com paciência e bom humor.
Um hábito é criado a partir de uma vantagem, se você só pensar que o doce faz mal, mas é ruim ficar sem ele, seu corpo fica sem saída. Mas se você começar a dar opções para ele ter prazer alternativo, sem culpa, naturalmente ele vai acabar preferindo aquilo que te deixa mais satisfeita.
Me escreva para contar se essa dica deu certo com você também?
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]