Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iAs oscilações na temperatura e no tempo são bastante comuns nessa época do ano e costumam causar baixas no nosso sistema imunológico. Porém, se você está passando por isso, a nutricionista Fernanda Granja traz uma dica excelente. "Você pode se preparar com um chá desses durante 7 ou 15 dias se já estiver com gripe ou doenças no sistema respiratório, como sinusites e rinites", afirma ela em post no Instagram. Abaixo, veja a indicação dela dos melhores chás para a imunidade:
Guaco
Tem atividade anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana. Para fazer, ferva meio litro de água e misture uma colher de sopa das folhas picadas. Mantenha a fervura por mais cinco minutos e depois coe.
Limão
Para aproveitar bem os polifenóis, corte uma unidade da fruta em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos. Ele vai bem com mel, até mesmo porque o resultado final fica um pouco amargo.
Saiba mais: Compare os nutrientes e benefícios de 14 chás
Gengibre
Rico em gingerol, ativo do gengibre, que tem ação contra fungos, bactérias e vírus. Para preparar, corte um pedaço grande de gengibre em rodelas, ferva meio litro de água, desligue o fogo e deixe-o na infusão por dez minutos.
Alho
Contém alicina, zinco e selênio, que são minerais importantes para o sistema imunológico. Coloque o alho no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor para que o princípio ativo seja liberado e aproveitado.
Mel e própolis
Esses dois são complementos para dar um up na imunidade. Pingue cinco gotas de seu extrato no chá que for consumir e adicione mel na sua xícara.