Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
O inhame é um alimento com vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9), nutrientes essenciais para o sistema imunológico. Outro benefício do tubérculo é sua versatilidade: pode ser preparado tanto em uma sopa ou até mesmo em forma de leite vegetal.
Para o preparo caseiro dessa bebida, são necessários apenas dois ingredientes: inhame e água filtrada. Confira a seguir o passo a passo da receita indicada pela A Boa Terra:
Ingredientes
- 2 inhames médios (300 gramas ou 1 xícara cheia)
- 3 xícaras de água morna (750ml) para preparar o leite de inhame
- 1 bacia de água filtrada para deixar o inhame de molho
Modo de preparo
Descasque os inhames e deixe-os de molho em um recipiente com água filtrada por cerca de oito horas. Em seguida, coe e descarte o líquido.
Coloque o inhame dentro de um liquidificador com 750ml de água morna e bata por, aproximadamente, três minutos. Coe o leite com ajuda de uma peneira fina ou um coador de pano, semelhante ao coador de café reutilizável.
A bebida pode ser armazenada na geladeira por até três dias. É possível substituir o leite de vaca pelo leite de inhame em receitas, sendo uma ótima opção para pessoas com intolerância à lactose. Vale destacar também que esse alimento não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo vantajoso também para pessoas com diabetes.
Mais Sobre
Consumo de leite vegetal
Para quem almeja seguir uma vida vegana ou busca por uma dieta mais balanceada, o leite vegetal pode ser um grande aliado. Além do leite de inhame, é possível fazer leite vegetal com ingredientes como aveia, arroz, soja, amêndoas, coco, entre outros.
A enorme diversidade de alimentos que podem ser utilizados para produzir um leite vegetal está acompanhada de uma grande variedade de sabores e também de nutrientes. O leite de amêndoas, por exemplo, conta com potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B.
Todavia, ao se tratar da obtenção de cálcio, esse alimento não pode ser tido como substituto ao leite de vaca. Em entrevista prévia ao Minha Vida, a nutricionista Rita de Cassia Leite Novais explicou essa questão.
"Os leites vegetais são indicados para enriquecer o plano alimentar e para quem tem alergia à proteína do leite de vaca. Para quem se preocupa com a obtenção de cálcio, abundante no leite animal, é essencial a suplementação no plano alimentar caso a bebida seja preparada de forma caseira".
Embora o baixo teor de cálcio seja uma característica desvantajosa do leite vegetal se comparado ao leite animal, a ausência da lactose nesta bebida facilita o processo de digestão estomacal. O leite vegetal dispõe de alto teor de fibras, característica que promove o funcionamento regular do intestino e combate à prisão de ventre.
Por ser de origem vegetal, o leite de inhame é livre de colesterol e apresenta baixo nível de gordura. Dessa forma, é um alimento bem-vindo também para a dieta de quem busca controlar os níveis de colesterol no organismo.