Apresentação de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Medicamento Genérico.
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: cloridrato de dorzolamida, maleato de timolol
Solução oftálmica estéril 2% + 0,5%
Embalagens contendo 1, 200 e 500 frascos com 2,5mL, 3mL, 5mL e 10mL.
USO TÓPICO OCULAR
Composição de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Cada mL (27 gotas) da solução oftálmica estéril contém:
cloridrato de dorzolamida (equivalente a 20mg de dorzolamida)............22,25mg
maleato de timolol (equivalente a 5mg de timolol)............6,83mg
Veículo q.s.p............1mL
Excipientes: cloreto de benzalcônio, citrato de sódio, manitol, hidróxido de sódio, hipromelose e água para injeção.
Para que serve Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Este medicamento é indicado para diminuir a pressão intraocular elevada no tratamento de glaucoma e da hipertensão ocular.
A pressão intraocular elevada pode lesionar o nervo óptico, resultando em deterioração da visão e possível cegueira. Em geral, existem alguns sintomas que você pode sentir, eles indicam se você apresenta ou não pressão intraocular elevada. É necessário que seu médico realize um exame para determinar se você apresenta ou não pressão intraocular elevada. Caso você tenha, será necessário que você realize regularmente exames oculares e medidas da pressão intraocular.
Ação esperada de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Ação do medicamento: Este colírio é uma combinação de um medicamento oftálmico inibidor da anidrase carbônica e um outro medicamento oftálmico que é betabloqueador. Esses dois medicamentos diminuem a pressão nos olhos de maneira diferente.
Contraindicações e riscos de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
VOCÊ NÃO DEVE USAR ESTE MEDICAMENTO SE: SOFRER DE ASMA OU JÁ TIVER APRESENTADO ASMA; APRESENTAR DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA; APRESENTAR ALGUNS TIPOS DE DOENÇAS CARDÍACAS; TIVER ALERGIA A ALGUNS DOS INGREDIENTES DO MEDICAMENTO. SE TIVER DÚVIDAS SOBRE SE DEVE OU NÃO UTILIZAR CLORIDRATO DE DORZOLAMIDA + MALEATO DE TIMOLOL, ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO.
Precauções e Advertências de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
ADVERTÊNCIAS:
USO PEDIÁTRICO: NÃO SE RECOMENDA O USO PEDIÁTRICO DE CLORIDRATO DE DORZOLAMIDA+ MALEATO DE TIMOLOL.
USO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL OU HEPÁTICA SIGNIFICATIVAS: CONTE AO SEU MÉDICO SE VOCÊ TEM OU JÁ TEVE NO PASSADO PROBLEMAS NO FÍGADO OU RINS.
PRECAUÇÕES: INFORME AO SEU MÉDICO SOBRE TODOS OS PROBLEMAS MÉDICOS QUE ESTEJA APRESENTANDO ATUALMENTE OU QUE JÁ TENHA APRESENTADO, PRINCIPALMENTE OS CASOS DE ASMA E OUTROS PROBLEMAS PULMONARES E SOBRE QUAISQUER TIPOS DE ALERGIAS A MEDICAMENTOS. SE VOCÊ APRESENTAR QUALQUER TIPO DE IRRITAÇÃO OCULAR OU QUALQUER NOVO PROBLEMA NOS OLHOS, COMO VERMELHIDÃO DOS OLHOS OU INCHAÇO DAS PÁLPEBRAS, ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE. SE VOCÊ SUSPEITAR QUE OLHOS), INTERROMPA O TRATAMENTO IMEDIATAMENTE COM SEU MÉDICO.
INFORME AO SEU MÉDICO SE DESENVOLVER INFECÇÃO OCULAR, SE OCORRER LESÃO NOS OLHOS, SE SUBMETER A CIRURGIA OCULAR OU OCORRER REAÇÃO, INCLUINDO NOVOS SINTOMAS OU PIORA DOS SINTOMAS.
SE FOR USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO, SEU MÉDICO DEVE SER CONSULTADO ANTES DO USO DE CLORIDRATO DE DORZOLAMIDA + MALEATO DE TIMOLOL. ESTE MEDICAMENTO CONTÉM O CONSERVANTE CLORETO DE BENZALCÔNIO. ESTE CONSERVANTE PODE SE DEPOSITAR NAS LENTES DE CONTATO GELATINOSAS. SE VOCÊ FOR USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO, CONSULTE SEU MÉDICO ANTES DE USAR O MEDICAMENTO.
EXISTEM EFEITOS ADVERSOS ASSOCIADOS AO USO DESTE MEDICAMENTO QUE PODEM AFETAR SUA CAPACIDADE DE DIRIGIR E/OU OPERAR MÁQUINAS.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Interações medicamentosas de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento, principalmente se estiver tomando medicamentos para abaixar a pressão arterial ou para tratar uma doença cardíaca, ou se estiver tomando altas doses de ácido acetilsalicílico.
Uso de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol na gravidez e amamentação
Não existem estudos adequados e bem controlados em grávidas. Este medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se os benefícios potenciais justificarem os possíveis riscos para o feto. Não se sabe se o cloridrato de dorzolamida é excretado no leite humano. O maleato de timolol aparece no leite humano. Uma vez que reações adversas graves podem ocorrer em lactentes, deve-se decidir entre descontinuar o aleitamento ou descontinuar a medicação.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A30°C). PROTEGER DALUZ E UMIDADE.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Aspecto físico: Solução oftálmica estéril, incolor ou quase incolor levemente viscosa.
Características Organolépticas: Solução oftálmica estéril, incolor ou quase incolor levemente viscosa.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Modo de uso: Se estiver utilizando este medicamento com outro colírio, as gotas dos colírios devem ser instiladas com intervalo de pelo menos 10 minutos.
Não deixe que a ponta do frasco entre em contato com os olhos ou adjacências. Isto pode fazer com que o frasco fique contaminado por bactérias que podem causar infecções oculares, resultando em lesões sérias no olho, até mesmo perda da visão.
Para se evitar uma possível contaminação do frasco, mantenha a ponta do frasco distante do contato com qualquer superfície.
1-Retire a tampa do frasco. 2-Incline a cabeça para trás e puxe a pálpebra inferior levemente, formando uma bolsa entre a pálpebra e o olho. 3-Aperte levemente o frasco plástico, para gotejar o produto.
Posologia: A dose usual é de uma gota no(s) olho(s) afetado(s) pela manhã e à noite.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Interrupções no tratamento de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: Se esquecer uma dose, aplique-a o mais rápido possível. No entanto, se estiver quase no horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao seu esquema posológico regular. É importante que você utilize o medicamento conforme a prescrição médica.
Reações adversas de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
QUALQUER MEDICAMENTO PODE CAUSAR EFEITOS ADVERSOS OU INDESEJÁVEIS, DENOMINADOS REAÇÕES ADVERSAS.
EMBORA NEM TODOS ESSES EFEITOS POSSAM OCORRER, SE OCORREREM, PODE SER QUE VOCÊ PRECISE DE CUIDADOS MÉDICOS.
VOCÊ PODE EXPERIMENTAR SINTOMAS OCULARES, COMO QUEIMAÇÃO E ARDÊNCIA, VERMELHIDÃO DO(S) OLHO(S), VISÃO TURVA, LACRIMAÇÃO OU COCEIRA. PODE SER QUE VOCÊ SINTA UM GOSTO AMARGO APÓS AAPLICAÇÃO DAS GOTAS NOS OLHOS. OUTROS EFEITOS ADVERSOS TAMBÉM PODEM OCORRER RARAMENTE, ALGUNS PODENDO SER SÉRIOS.
ESTES EFEITOS PODEM INCLUIR FALTA DE AR, ALTERAÇÕES VISUAIS, BATIMENTO IRREGULAR DO CORAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA FREQUÊNCIACARDÍACA. SOLICITE AO SEU MÉDICO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS. ESTE PROFISSIONAL POSSUI UMA LISTA MAIS COMPLETADOS EFEITOS ADVERSOS.
INFORME AO SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE SOBRE QUALQUER UM DESSES SINTOMAS OU OUTROS SINTOMAS INCOMUNS.
Superdosagem de Cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol
Conduta em caso de superdose: Se instilar muitas gotas nos olhos ou engolir parte do conteúdo do frasco, entre outros efeitos, você pode ter alucinações, sentir falta de ar ou sentir que a frequência cardíaca diminuiu. Entre em contato imediatamente com seu médico.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
M.S. Nº 1.0370.0529
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A
CNPJ -17.159.229/0001-76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 -DAIA
CEP 75132-140 -Anápolis -GO
Indústria Brasileira