Médico oftalmologista formado pela Universidade de Santo Amaro, tendo feito residência médica na Santa Casa de São Paulo...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Anisocoria?
Anisocoria é uma condição em que a pessoa apresenta pupilas dos olhos de tamanhos diferentes. As pupilas são os círculos pretos dos olhos e servem para controlar a entrada da luz. Em geral, o tamanho delas se modifica conforme a quantidade de luz: elas ficam menores quando a iluminação é forte e se espadem quando há pouca luz. No entanto, essa mudança de tamanho deve acontecer na mesma proporção entre os dois olhos, ficando de tamanho semelhante.
Estima-se que cerca de 20% das pessoas tenham pequenas diferenças no tamanho das pupilas, a anisocoria fisilógica ou não patológica. A anisocoria patológica é um sinal que tem diversas causas, mas que ocorre em poucas pessoas. Algumas vezes a condição pode ser temporária.
Causas
Causas da anisocoria
Em 20% dos casos a anisocoria é fisiológica, ou seja, não é sinal de nenhuma doença. Caso haja histórico familiar de anisocoria, por exemplo, pode muito bem ser uma característica hereditária. Em geral, é considerada normal quando a diferença é menor que 0,5 milímetros.
As causas da anisocoria patológica podem ser:
- Tumor cerebral
- Sangramento intracraniano (acidente vascular cerebral ou AVC)
- Meningite
- Trauma
- Cirurgia ocular
- Inflamações oculares (uveíte, glaucoma agudo)
- Enxaqueca
- Convulsões
- Síndrome de Horner
- Uso de alguns medicamentos oculares ou sistêmicos
Normalmente, quando háa representa qualquer um desses casos, a anisocoria vem acompanhada de outros sintomas mais graves, como dor de cabeça, pescoço rígido, febre, confusão de raciocínio, desmaios e baixa da visão. Essas condições, se não tratadas, podem até ser fatais.
Sinais
Sintomas da anisocoria
A anisocoria é considerada por si só um sintoma que pode indicar a presença de inúmeras outras condições. É importante procurar ajuda médica se a condição estiver associada a outros sintomas, como:
- Alteração motora
- Confusão mental
- Dores de cabeça
- Pescoço rígido
- Febre
- Mudanças na visão
Diagnóstico
Diagnóstico de anisocoria
A anisocoria pode ser detectada por você mesmo no espelho ou pelo oftalmologista no exame de rotina. Na consulta, o médico examinará mais atentamente os olhos. A suspeita da causa do problema dependerá de uma série de fatores, como seu histórico médico e os outros sintomas que você apresentar junto com a anisocoria.
Exames
Exames para anisocoria
Vários exames podem ser feitos para o diagnóstico das causas da anisocoria, dependendo da suspeita do médico. Alguns incluem:
- Exame da função visual
- Exame biomicroscópico
- Exame da motilidade ocular
- Diâmetro pupilar em diferentes níveis de iluminação
Buscando ajuda médica
Qualquer suspeita de anisocoria não fisiológica deve ser encarada como uma urgência, principalmente se estiver relacionada com quaisquer sinais de problemas no corpo. Se alguém percebeu que o quadro apareceu de forma súbita, é sugerido consultar um neurologista no pronto-socorro com urgência.
Tratamento
Tratamento para anisocoria
A anisocoria em si dificilmente exige um tratamento específico, já que é considerada um sintoma de outras possíveis condições. Após o diagnóstico médico adequdo, o tratamento será direcionado a resolver a condição causadora da anisocoria, resolvendo assim o problema.
Referências
Revisado por Dr. Richard Yudi Hida, oftalmologista e chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo (CRM-SP: 87.030)
Sociedade Brasileira de Oftalmologia: sociedade sem fins lucrativos que congrega um grande número de oftalmologistas do Brasil e mesmo do exterior