Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Ardência nos olhos?
A ardência nos olhos é qualquer sensação de ardor, desconforto, irritação, incômodo ou dor nos olhos e em estruturas próximas a eles.
Essa ardência pode ser causada tanto por fatores externos, como produtos químicos e fumaça, quanto por condições de saúde subjacentes.
Causas
A sensação de ardência nos olhos pode ocorrer devido a problemas de saúde e a fatores exógenos. Veja a lista das causas mais comuns:
Condições de saúde
- Alergias
- Rinite alérgica
- Febre do feno
- Infecções bacterianas
- Conjuntivite
- Olhos ressecados
- Síndrome do olho seco
- Distúrbios visuais, como miopia e presbiopia.
Saiba mais: Controle a irritação nos olhos causada pela blefarite
Fatores externos
- Irritantes químicos, como cloro de piscina e maquiagem
- Irritantes no ar, como fumaça de cigarro e gases poluentes.
A ardência nos olhos também pode acontecer em decorrência da falta de lubrificação nos olhos. Essa lubrificação acontece naturalmente ao piscar e lacrimejar, e algumas ações do dia a dia podem levar uma pessoa a piscar e lacrimejar menos, como ficar muito tempo em frente ao computador e à televisão.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma ardência nos olhos são:
- Clínico geral
- Oftalmologista
- Infectologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando começou a ardência em seus olhos?
- A ardência se intensificou com o tempo?
- Você apresentou outros sintomas?
- Há presença de secreção?
- Você tomou alguma medida para aliviar a ardência? Funcionou?
- Você fez uso de colírios?
- Você teve contato recente com gases irritantes?
- Você fuma? Convive com alguém que fuma?
- Você sente dor?
- Você tem sensibilidade à luz?
Buscando ajuda médica
Procura a ajuda de um médico se você sentir ardência incessante nos olhos, principalmente se este sintoma for persistente e não desaparecer sozinho ou mesmo com o uso de colírios.
Marque uma consulta com um especialista também se houver presença de secreção nos olhos acompanhada de ardência. Dor, sensibilidade à luz e vista embaçada também são indicadores de que há algo errado.
Saiba mais: Olhos secos: cuidados evitam dor e infecções
Medicamentos
A ardência nos olhos pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de ardência nos olhos são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Cuidados
O uso de colírios vendidos sem necessidade de receita médica, lágrimas artificiais e até mesmo compressas frias com soro fisiológico podem melhor a ardência nos olhos. Experimente um desses métodos e repita se for necessário. Se os sintomas não passarem após alguns dias, procure a ajuda de um oftalmologista.
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Oftalmologia