Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Dermatite esfoliativa?
A dermatite esfoliativa, também chamada de eritrodermia, é uma doença inflamatória da pele provocada por problemas crônicos de pele. Seus sintomas mais comuns incluem vermelhidão e descamação da pele em áreas como braços, peito, pernas e pés.
Causas
A dermatite esfoliativa é causada por complicações de doenças crônicas de pele, como:
- Psoríase
- Dermatite atópica
- Dermatite alérgica de contato
- Dermatite seborreica
- Pitiríase rubra pilar
- Líquen plano
Conforme explicação de Thais Matsuda, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, a condição também pode ser causada por alergia a algum medicamento e linfoma cutâneo.
Saiba mais: Psoríase capilar (couro cabeludo): o que é, sintomas, tratamento e fotos
Sintomas
Os sintomas da eritrodermia são:
- Lesões vermelhas na pele que podem formar placas
- Descamação da pele com escamas brancas ou amarelas
- Formação de crostas na pele
- Coceira
- Febre
- Perda de pelos ou cabelo
- Unhas fracas
Diagnóstico
De acordo com a especialista, o histórico da dermatite esfoliativa é feito de forma clínica, avaliando o histórico do paciente e seus sintomas. “A biópsia de pele pode ajudar na definição do diagnóstico da doença de base, caso este seja desconhecido”, informa Thais.
Tratamento
O tratamento da dermatite esfoliativa deve ser feito com urgência, com foco na causa que provocou a condição e em cuidados de suporte para o alívio dos sintomas. A hospitalização do paciente é necessária devido ao risco de infecção e desidratação.
“O tratamento envolve hidratação endovenosa, hidratantes tópicos para recuperação da barreira cutânea, uso de corticoides tópicos, antibióticos sistêmicos quando houver suspeita de infecção bacteriana e, eventualmente, imunossupressores”, destaca Matsuda.
Saiba mais: Eczema: o que é, tratamentos e sintomas na pele
Complicações possíveis
A dermatite esfoliativa é uma condição grave que pode provocar complicações caso não seja tratada de maneira correta. “Como afeta grande extensão de pele, com alteração da sua função de barreira, pode haver desidratação e infecção com deterioração do estado geral do paciente”, destaca a dermatologista.
Entre outras complicações que podem ser causadas pela condição estão:
- Dificuldade em movimentar os membros
- Feridas na pele
- Aumento da temperatura corporal
- Deficiência de proteínas
- Insuficiencia cardiaca
- Infecção generalizada
- Parada cardíaca
Referências
Manual MSD