Formado em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Adriano Garcia é Me...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Dor no cóccix?
A dor no cóccix é um sintoma muito comum e que pode surgir em virtude de hábitos do dia a dia, como má postura ao ficar sentado ou passar muito tempo sentado em bancos e superfícies duras. Mas também pode estar relacionado a quedas, traumas e outras condições de saúde.
Segundo o médico neurocirurgião Adriano Scaff Garcia, o cóccix é um osso multissegmentado, que fica localizado na parte inferior da espinha, logo acima das nádegas. É relativamente pequeno, mas desempenha papéis importantes para ajudar a manter a estabilidade do corpo no movimento de sentar ou agachar. Muitos tendões, músculos e ligamentos executam movimentos através do cóccix.
Causas
Causas das dores no cóccix
As causas de dores no cóccix são variadas, mas podem surgir a partir de atitudes comuns do dia a dia, como ficar sentado num banco duro ou outra superfície desconfortável por um longo período de tempo. Quedas e outros traumas podem trincar, deslocar ou provocar a ruptura do cóccix.
A dor também pode ter origem na sensibilização da inervação (gânglio ímpar), por movimentos repetitivos ou pelo desgaste geral em consequência do envelhecimento. Condições como cisto pilonidal (infecção que surge na região do cóccix) e hérnia de disco também podem causar dor no cóccix.
Também é mais propensa a ter problemas no cóccix a pessoa que está acima do peso. Por outro lado, a súbita perda de peso pode causar também a perda do preenchimento que protege o cóccix, o que deixa a região mais vulnerável à dor.
Dores no cóccix na gravidez
Também é comum sentir dores no cóccix na gravidez. Isso porque, durante o último trimestre da gestação, os ligamentos conectados e em torno do cóccix naturalmente podem se soltar para abrir espaço para o bebê e causar a dor. Por isso, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde, as mulheres são cerca de cinco vezes mais propensas a experimentar a dor no cóccix do que os homens.
Sintomas
A dor no cóccix é um sintoma por si só, mas pode vir acompanhada de outros sinais que merecem atenção, como:
- Dor no cóccix ao sentar e levantar
- Dor no cóccix que irradia para as pernas
- Dor persistente por mais de uma semana
- Dificuldade para andar
- Inchaço no local
- Febre
Diagnóstico
O diagnóstico para a causa da dor no cóccix é feito através da avaliação clínica e física e da história do paciente. Alguns exames também podem ser solicitados para avaliar a possibilidade de fratura, como o raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Buscando ajuda médica
É interessante buscar ajuda médica caso o sintoma persista por dias, mesmo com o uso de medicamentos para aliviá-lo ou o uso de gelo ou calor no local da dor, e se surgirem outros sintomas associados à dor no cóccix. As especialidades que podem diagnosticar e tratar a causa da dor no cóccix são:
- Ortopedista
- Fisioterapeuta
- Fisiatra
- Reumatologista
Tratamento
De acordo com Adriano, o tratamento da dor no cóccix começa com fisioterapia e é recomendado ao paciente uma mudança imediata de hábitos, como o de sentar em superfícies duras. Quadros mais graves sugerem o uso de medicamentos e até mesmo procedimentos de bloqueio da dor ou uso da radiofrequência. A cirurgia de retirada do cóccix está cada vez mais em desuso, salvo em situações especiais de deslocamentos severos.
Por isso, a orientação do tratamento correto, principalmente para evitar a cirurgia, se torna necessária. É essencial que sejam estudadas todas as opções de tratamento antes de se optar pelo procedimento cirúrgico.
Qual remédio tomar para a dor no cóccix?
O remédio é uma opção de tratamento para a dor no cóccix em casos mais graves, como os de fratura ou deslocamento. Nesse caso, os medicamentos indicados são anti-inflamatórios e analgésicos. Apenas um médico especializado poderá indicar qual o melhor fármaco para o seu caso.