Médica ginecologista especialista em Endoscopia Ginecológica titulada pela FEBRASGO, também professora de Yoga...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Enjoo matinal?
O enjoo matinal é um sintoma típico da gravidez que envolve náusea e vômito. Apesar do nome, o desconforto pode ocorrer em qualquer hora do dia, sendo mais comum no primeiro trimestre da gestação.
Nem toda gestante apresenta o sintoma, assim como nem sempre o tratamento é necessário. Porém, alguns casos podem ser graves e levarem à hiperêmese gravídica, que necessita de tratamento médico.
“Hiperêmese gravídica é o termo usado para descrever náuseas e vômitos mais graves durante a gravidez. Mulheres com hiperêmese frequentemente vomitam todos os dias e podem perder mais de 5% do seu peso corporal pré-gravidez”, explicou a ginecologista Bárbara Murayama em artigo para o MinhaVida.
Causas
As causas de enjoo matinal não são claras, mas acredita-se que as mudanças hormonais típicas da gravidez sejam responsáveis pelo sintoma. Fatores psicológicos e mudanças no funcionamento gastrointestinal também estão entre as causas de enjoo matinal.
Fatores de risco
O risco de enjoo matinal na gravidez é maior se:
- Há histórico de náuseas e vômitos por cinetose, enxaqueca, reação a cheiros e sabores ou à exposição ao estrogênio antes da gravidez
- Há histórico de enjoo matinal da gravidez anterior
- A gravidez é de gêmeos ou múltiplos
O risco de hiperêmese gravídica é maior se:
- Há história familiar de hiperêmese gravídica
- Há histórico pessoal de hiperêmese gravídica durante uma gravidez anterior
Tratamento
Como aliviar o enjoo matinal
Algumas práticas no dia a dia ajudam a aliviar o enjoo, como:
Coma de três em três horas
Cultivar o hábito de comer de três em três horas não é apenas saudável pelo fato de acostumar o organismo a receber alimentos em horários preestabelecidos, mas também evita exageros nas principais refeições. Assim, quanto menos a comida precisar ser digerida, mais rápido é o processo de esvaziamento do estômago. Quando a comida fica retida por muito tempo, maior a chance de haver refluxo, gastrite e náusea.
Faça repousos
Levando em conta fatores psicológicos que podem desencadear enjoos, como estresse e ansiedade, a melhor maneira de evitar o problema é fazendo repousos periódicos. Além disso, durante o repouso, o corpo consegue direcionar o fluxo sanguíneo para funções específicas do corpo, como a digestão, acelerando o processo.
Atividade física
Atividades leves, como a caminhada, favorecem a digestão, proporcionam sensação de bem-estar e aliviam o estresse emocional. Ao fazer uma atividade prazerosa, o corpo libera endorfinas, substâncias que melhoram a disposição física e mental e até aliviam dores.
Diminua a ingestão de café
Todo alimento de gosto ou odor acentuado pode piorar enjoos e náuseas, portanto, o consumo de café deve ser diminuído ou cortado da dieta.
Evite movimentos bruscos
Ao ficar em repouso, o sangue alcança uma distribuição uniforme pelo corpo. Por isso, ao realizar movimentos bruscos, como levantar rapidamente, há uma queda repentina da pressão arterial, o que pode causar mal-estar, enjoo e desmaio.
Afaste-se de odores fortes
Algumas gestantes têm seus enjoos desencadeados por odores fortes e variados. Por isso, assim que o cheiro responsável pela náusea for identificado, é aconselhado ficar longe dele e evitar consumir o alimento até o momento em que ele não incomodar mais.
Referências
American Pregnancy Association
The American College of Obstetricians and Gynecologists
Clínica Mayo