Médica dermatologista que atua também na área de cirurgia dermatológica e rejuvenescimento. Profissional de Atendim...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Erosão?
A erosão é uma condição na qual a camada superficial da pele é danificada ou removida, resultando em uma área de pele exposta. Esse tipo de ferimento costuma expor a pele, mas normalmente não provoca grandes sangramentos por ser uma lesão mais superficial. Ele pode ocorrer por diversos fatores, como trauma físico, infecção, irritação ou condições dermatológicas.
Causas
As causas mais comuns da erosão na pele incluem:
- Trauma físico, como escoriações, cortes, quedas e queimaduras
- Irritação causada pela exposição a substâncias químicas irritantes, alérgenos, fricção excessiva ou atrito repetitivo
- Infecções, como impetigo ou herpes
- Condições dermatológicas, como eczema, psoríase ou dermatite de contato
Leia também: 5 coisas que você não deve fazer ao sofrer uma queimadura
Sinais
As erosões na pele se manifestam como áreas avermelhadas, sensíveis e úmidas. Elas podem variar de tamanho, profundidade e gravidade, dependendo da causa subjacente. Erosões leves podem se assemelhar a arranhões ou a feridas superficiais, enquanto erosões maiores e graves podem ser extensas e penetrar nas camadas mais profundas da pele. Além disso, a ferida pode vir acompanhada de outros sintomas:
- Dor
- Coceira
- Queimação
- Secreção de líquidos
Na consulta médica
Especialistas que podem tratar uma erosão são:
- Clínico geral
- Dermatologista
O médico irá examinar o local e limpá-lo. Caso ele precise mexer em alguma parte do ferimento, a anestesia local será aplicada. Muitas vezes, a vacina antitetânica pode ser aplicada, principalmente se o paciente não estiver devidamente imunizado contra o tétano.
Tratamento
O tratamento da erosão na pele depende da causa e da gravidade da lesão. O ideal é que, a princípio, a região seja lavada suavemente com água e sabão neutro. Evite esfregar para não provocar mais danos à pele e seque delicadamente com uma toalha limpa.
Caso a erosão seja pequena e não esteja infectada, você pode deixá-la exposta ao ar para permitir a cicatrização. Contudo, caso ela seja mais extensa e localizada num local propenso à fricção, o ideal é cobri-la com um curativo estéril para evitar infecções.
Além disso, o médico pode recomendar o uso de pomadas ou cremes, como pomadas antibióticas ou anti-inflamatórias, caso a erosão esteja associada à irritação ou à inflamação. Medicamentos analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser receitados para aliviar os sintomas de dor ou desconforto.
Por fim, caso a erosão tenha sido causada por queimadura, podem ser tomadas algumas medidas para amenizar a dor, dependendo do grau, como usar vaselina líquida para hidratação e cremes antibióticos. Não toque na queimadura com as mãos, não fure as bolhas e nem descole os tecidos grudados na pele queimada.
"O ideal é usar apenas água corrente em temperatura ambiente para eliminar as impurezas e resfriar o local, amenizando o calor da queimadura", apontou a cirurgiã-dermatologista Juliane Viana em entrevista prévia.
Saiba mais: Feridas na pele? Veja dicas para auxiliar na cicatrização adequada
Referências
Universidade de Maryland
Sociedade Brasileira de Dermatologia