Médico oftalmologista formado pela UFRGS, realizou residência médica em Oftalmologia no Hospital de Clinicas de Porto Al...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Exoftalmia?
A exoftalmia, também chamada de proptose, ocorre quando o paciente apresenta um ou ambos os olhos saltados. A protrusão pode provocar outros sintomas, como olhos secos e irritados, dificuldades de focar objetos e visão dupla — dependendo da causa do problema. Na maioria dos casos, o quadro é causado pela doença de Graves, um distúrbio que provoca a hiperatividade da glândula tireoide.
Causas
A causa mais comum da exoftalmia é a doença de Graves, uma doença autoimune que leva à hiperatividade da tireoide (hipertireoidismo). No entanto, a protrusão pode ser provocada por outros fatores, como:
- Outras causas do hipertireoidismo, como o uso de certos medicamentos
- Celulite orbitária, uma infecção no tecido da órbita ocular
- Tumores
- Infecções
- Sangramento nos olhos
- Leucemia
- Hemangioma
- Desordens vasculares.
O glaucoma congênito também pode causar a sensação de que os olhos são maiores, e com isso causar a sensação se que os olhos são protuberantes e de que há o sintoma de exoftalmia.
Sinais
Além da protusão dos olhos, a exoftalmia pode causar outros sintomas, como:
- Olhos secos e irritados
- Visão dupla
- Dificuldade de focar objetos
Diagnóstico
O diagnóstico de exoftalmia é feito a partir dos sintomas e do histórico clínico do paciente. Depois do exame físicos dos olhos afetados pela exoftalmia, ele poderá pedir exames para entender melhor a causa ou testar algumas possibilidades. São eles:
- Exame na lâmpada de fenda, que analisa as estruturas dos olhos
- Teste sanguíneos, principalmente a dosagem dos hormônios da tireoide
- Teste de imagens, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma exoftalmia são:
- Clínico geral
- Oftalmologista
- Endocrinologista.
Buscando ajuda médica
Quando apenas um dos olhos está com exoftalmia de repente, principalmente em crianças, sinaliza uma situação de emergência. A exoftalmia é ainda mais preocupante quando vem acompanhada de outros sintomas, como:
- Perda parcial ou total de visão
- Visão dupla
- Dor nos olhos
- Vermelhidão nos olhos
- Dor de cabeça.
Tratamento
O tratamento de exoftalmia depende da causa do problema. Quadros provocados por infecções são administrados por antibióticos, por exemplo. Já quando a protrusão é causada pela doença de Graves, embora ela não seja afetada pelo tratamento de doença da tireoide, a saliência pode diminuir com o tempo. O uso de corticoides pode ajudar a controlar o edema.
Quando a protrusão dos olhos leva a um quadro grave de olhos secos, é necessária a lubrificação com lágrimas artificiais para proteção da córnea. Em casos em que a lubrificação não é suficiente, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para dar maior cobertura à superfície do olho ou para reduzir a saliência.
Referências
Manual Merck - livros de referência médica produzidos pela empresa farmacêutica Merck & Co., que cobrem uma ampla gama de temas médicos, incluindo doenças, testes, diagnósticos e medicamentos.
Manual MSD