Médico neurologista do Hospital Sírio-Libanês e da Clínica DFV Neuro, Formado em medicina pela Universidade Fe...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é Nevralgia?
A nevralgia é uma dor intensa de um ou mais nervos do corpo. A condição é caracterizada pelo estímulo anormal de um nervo, o que provoca dor aguda, profunda, de início e fim abruptos e que irradia por todo o trajeto do nervo.
Causas
A nevralgia pode ser provocada por diferentes doenças e condições, como:
- Insuficiência renal crônica
- Diabetes
- Infecções, como herpes zóster, HIV, doença de Lyme e sífilis
- AIDS
- Porfiria
- Pressão nos nervos por ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou tumores próximos
- Trauma (incluindo cirurgia)
- Uso de alguns medicamentos
- Déficit de vitaminas
Tipos
Qualquer nervo do corpo pode apresentar uma dor nevrálgica. Alguns deles, porém, são mais comuns devido a um maior risco de um processo inflamatório ou compressivo daquele nervo. São eles:
- Nevralgia do trigêmeo
- Nevralgia do trigêmeo atípica
- Nevralgia occipital
- Nevralgia do glossofaríngeo
- Nevralgia pós-herpética
- Nevralgia do hipoglosso
- Nevralgia do ciático.
Nevralgia do trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo é uma causa típica de dor facial. O nervo trigêmeo é o nervo craniano responsável pela sensibilidade da face e, quando inflamado ou comprimido, gera uma dor de forte intensidade, unilateral, sobretudo na região inferior aos olhos, próxima ao nariz e à boca.
A dor costuma ser súbita, com a sensação de choques ou punhaladas e associada com vários movimentos, como mastigação, escovação dos dentes e o contato do corpo com alimentos gelados.
Nevralgia do ciático
A neuralgia do ciático é uma causa comum de dor lombar, associada à compressão deste nervo ou de suas raízes nervosas. Entre as causas, destacam-se hérnia de disco, artrose e outros desgastes da coluna vertebral.
Nevralgia pós-herpética
A neuralgia pós-herpética é aquela associada à inflamação de um nervo acometido por herpes-zóster, doença causada pela varicela-zóster que causa a doença e gera um processo inflamatório do nervo, deixando-o continuamente estimulado.
Consequentemente, o nervo transmite informações de dor com choque e queimação na região acometida e a pele se torna muito sensível ao toque.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas de nevralgia são:
- Sensibilidade aumentada da pele ao longo do caminho do nervo danificado, de modo que qualquer toque, mesmo que de leve, possa causar dor
- Fraqueza ou paralisia total dos músculos pelos quais o nervo passa
- Dor aguda
- Dor intermitente ou constante
- Sensação de queimação na região do nervo danificado
Diagnóstico
O processo de diagnóstico da nevralgia se dá por meio de um exame físico. Nele é observado se há uma sensação anormal na pele, perda de reflexos, perda de massa muscular, ausência de sudorese, sensibilidade ao longo de um nervo e nódulos de tensão (áreas em que até mesmo o menor toque causa dor).
Outros testes podem ser realizados para descobrir a causa da dor:
- Exames de sangue para verificar a glicemia, a função hepática e outras possíveis causas da neuralgia
- Ressonância magnética
- Estudo de condução do nervo com eletromiografia
- Punção lombar
Fatores de risco
A idade é o principal fator de risco para a ocorrência de nevralgia. Pessoas acima dos 60 anos estão mais sujeitas à doença do que outras, mas ela pode surgir em qualquer idade, embora seja menos comum.
Ter passado recentemente por uma cirurgia ou sofrido um acidente pode contribuir para o desenvolvimento de nevralgia.
Pessoas imunodeprimidas, como as soropositivas, também podem apresentar este problema com mais facilidade do que pessoas com o sistema imunológico intacto.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar nevralgia são:
- Clínico geral
- Neurologia
- Infectologia
- Endocrinologia
- Nefrologia
- Imunologia
- Odontologia
Tratamento
O tratamento para nevralgia depende da causa, do local e da gravidade da dor. No geral, a principal medida a ser tomada é o uso de medicamentos específicos para o controle da dor nevrálgica.
Em alguns quadros, pode ser necessária uma cirurgia para remover a pressão sobre o nervo de ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou tumores vizinhos.
Os medicamentos que podem ser receitados pelo médico para controlar a dor são:
- Antidepressivos
- Anticonvulsivos
- Analgésicos moderados de venda livre
- Analgésicos narcóticos para alívio rápido de dores mais fortes
- Cremes tópicos
Outros tratamentos podem incluir:
- Injeções locais de medicamentos para aliviar a dor
- Bloqueadores nervosos
- Fisioterapia (pode ser necessária para alguns tipos de neuralgia, especialmente neuralgia pós-herpética)
- Procedimentos (ablação com radiofrequência, calor, balão de compressão ou injeção de substâncias químicas, por exemplo) para diminuir a sensibilidade do nervo
Se os outros métodos de tratamento não forem bem-sucedidos, os médicos podem tentar estimulação do córtex motor (MCS). Nele, um eletrodo é colocado sobre uma parte do cérebro e conectado a um gerador de pulsos sob a pele.
Prevenção
O tratamento de doenças relacionadas à nevralgia, como diabetes e insuficiência renal crônica, por exemplo, podem evitar alguns tipos da doença. O controle rigoroso da glicemia pode evitar danos nervosos em pessoas com diabetes. Em caso de herpes zóster, há evidências de que drogas antivirais e uma vacina contra seu vírus causador podem ajudar na prevenção de nevralgia.
Referências
Ministério da Saúde
Mayo Clinic
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia