Gustavo Cardoso Guimarães é cirurgião oncologista e diretor de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center. Iniciou sua forma...
iManuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
iO que é Nódulo no testículo?
Perceber que há um nódulo (caroço) no testículo pode ser algo simples: uma investigação em que se apalpe qualquer inchaço nessa área do corpo já é o suficiente para que seja levado em conta e reportado para o médico, no caso, um urologista.
Apesar de nódulos no testículo nem sempre serem malignos, o acompanhamento médico de pacientes que apresentam algum caroço testicular é a melhor forma de compreender quais são as causas dessa estrutura arredondada no local.
O que é nódulo no testículo?
De acordo com o urologista Gustavo Guimarães, os caroços no testículo podem ser benignos, como cistos, acúmulo de líquido, processos infecciosos, ou hidátide de Morgani (resto embrionário) e malignos, indicando câncer na região. Manter o acompanhamento médico nessas situações, principalmente quando o paciente não sente dor na região, é o mais indicado. Isso porque quanto mais precoce for feito o diagnóstico de possíveis tumores, melhores são os resultados dos tratamentos.
Testículo com tamanho diferente é normal?
Os testículos não são milimetricamente de tamanhos iguais. Mas, quando houver uma alteração importante do tamanho de um testículo em relação ao outro, o alerta se acende para o surgimento de um possível nódulo na área.
Causas
Algumas das causas que podem levar a nódulos nos testículos são:
Varicocele (inchaço e dilatação das veias presentes no testículo)
Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como “varizes do testículo” ou “varizes do escroto”, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas.
Saiba mais: Diagnóstico do câncer fragiliza o paciente e pode levar à ansiedade ou depressão
Hidrocele (acúmulo de líquido que surge nos testículos)
Hidrocele testicular é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, que pode ser tanto unilateral quanto bilateral. Uma hidrocele testicular pode ser congênita ou adquirida e é mais comum em bebês e em adultos acima dos 45 anos de idade.
Cisto
Ocorre quando o epidídimo, tubo que contém o esperma, acumula líquidos e incha. Em geral, esse problema se soluciona sozinho.
Inflamação do epidídimo (ou epididimite)
É a inflamação da estrutura localizada no interior dos testículos, causadas por infecções, procedimentos cirúrgicos, bactérias não transmitidas sexualmente
Torção no testículo
A torção testicular é resultado da rotação do cordão espermático sobre o seu próprio eixo, provocando dor aguda. É uma emergência médica
Câncer no testículo
O câncer no testículo é um tipo raro de câncer: 5% dos tumores malignos nos homens ocorrem nesse órgão. Tem tratamento possível quanto mais cedo for identificado. O sintoma mais comum e inicial é o nódulo no testículo propriamente, em geral do tamanho de uma ervilha.
De acordo com o urologista, no caso de tumor de testículo, o principal fator de risco é a criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal), condição que aumenta o risco em até 50 vezes de desenvolver tumor em relação a quem não a tem. É importante observar que podem surgir outros fatores que podem ser sintomas do câncer na área, como dor imprecisa na parte baixa do abdômen e sangue na urina.
Saiba mais: Pênis com verrugas e cheiro forte pode indicar doenças na área íntima
Exames
O exame físico é suficiente para detectar o nódulo. Porém, para diagnosticar a causa do nódulo,, são feitos exames de imagem, como a ultrassonografia com doppler, exames de sangue e, em alguns casos, biópsia.
Como detectar nódulo no testículo?
Por ser um órgão facilmente palpável, é importante que o próprio paciente o examine. Isso pode ser realizado durante o banho, por exemplo, à procura de áreas endurecidas e dolorosas. Faça comparação do testículo de um lado com o do outro, pois diferenças entre eles podem chamar a atenção. É comum pequena diferença de tamanhos, mas não grandes diferenças.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa. Cistos de epidídimo ou hidátide de Morgani não requerem tratamento. Se o nódulo provoca dores na região, uma cirurgia simples pode ser indicada. Nos casos de diagnóstico de hidrocele e varicocele, o médico pode também indicar intervenção cirúrgica.
Já os nódulos tumorais podem requerer a retirada parcial ou total do testículo. Tratamentos complementares podem ser necessários se a doença já tiver saído do testículo ou com risco elevado de isso ocorrer (nesses casos, a indicação será para sessões de quimioterapia e/ou radioterapia).
Saiba mais: Câncer de testículo: sintomas, tratamentos, causas e tem cura?
Referências
Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Ministério da Saúde
Mayo Clinic