Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é Pele com cor azulada?
A cianose é um sintoma que deixa a pele com cor azulada embaixo das unhas ou nas mucosas. Trata-se de um sintoma típico de insuficiência circulatória, doença pulmonar ou intoxicação por gases tóxicos, sendo comum ocorrer em regiões de grandes altitudes e em temperaturas muito frias.
O sangue arterial tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo. Quando essa oxigenação está insuficiente, aparece a cianose. Além da pele com cor azulada, às vezes, a pessoa pode sentir dores, tonturas e até mesmo desmaiar, dependendo das causas do problema.
Causas
A cianose é sempre causada por um déficit de oxigenação do sangue e por um acúmulo consequente de gás carbônico. As principais causas da pele de cor azulada são:
Doenças cardíacas
- Insuficiência cardíaca
- Defeitos cardíacos presentes no nascimento (congênito) ou parada do coração
Doenças pulmonares
- Embolia pulmonar
- Bronquiolite
- DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
- Asma
- Distúrbio pulmonar intersticial
- Pneumonia (grave)
Outras causas
- Overdose de drogas (narcóticos, benzodiazepinas, sedativos)
- Exposição a ar ou água fria
- Toxinas, como o cianeto
- Afogamento
- Baixo teor de oxigênio no ar inspirado
Um exemplo de baixo teor de oxigênio no ar inspirado é a pele de cor azulada que surge nas alturas. Alpinistas que escalam montanhas, com altitudes a mais de 5 mil metros, sentem que a oferta de oxigênio para o sangue é somente a metade da que é oferecida ao nível do mar.
Portanto, quanto mais no alto estivermos, menor a saturação da hemoglobina; e, quanto mais nos aproximarmos do nível do mar, maior será a oferta de oxigênio.
Tipos
Existem três tipos de cianose:
- Central: quando o sangue já chega desoxigenado
- Periférica: quando ocorre desoxigenação em excesso pelos tecidos periféricos, podendo ser tanto generalizada como local
- Mista: a associação dos mecanismos da cianose central com a periférica
Sintomas
A cianose por si só é um sintoma de que alguma coisa está acontecendo no corpo. Porém, além da pele com cor azulada, é possível que o corpo apresente outros sinais que apontem o problema de oxigenação no sangue:
- Falta de ar ou dificuldade intensa para respirar
- Dor que piora com exposição ao frio
- Sonolência
- Confusão mental
- Tosse com febre e expectoração escura podem estar associadas com a causa da cianose
Diagnóstico
O diagnóstico da cianose é dividido em diferentes etapas. Inicialmente é analisada a história clínica detalhadamente, a fim de conferir quando a coloração azul começou a ser desenvolvida. Também é checado se houve exposição repentina ao frio ou a uma altitude elevada, qualquer manuseio com agrotóxicos ou venenos ou qualquer ingestão de medicamentos.
Os exames usados para diagnóstico da causa da cor da pele azulada são:
- Gasometria arterial e saturação de oxigênio arterial por oximetria de pulso. Esses testes são realizados para avaliar a quantidade de oxigênio no sangue arterial
- Hemograma completo para ajudar a detectar características como contagem baixa de glóbulos vermelhos e hemoglobina baixa (anemia) ou alta contagem de glóbulos vermelhos (policitemia) etc. Altas contagens de células brancas do sangue são indicativas de infecções
- Raio X do tórax pode ser sugerido para detectar patologias pulmonares, como derrame pleural
- Eletrocardiograma é recomendado para detectar anormalidades do ritmo cardíaco
Tratamento
O tratamento para cianose varia de acordo com cada quadro médico. Se ela foi causada por exposição prolongada ao frio, por exemplo, deve-se aquecer as extremidades imediatamente. Já casos de insuficiência cardíaca podem ser tratados com medicamentos, enquanto cardiopatia congênita pede por intervenção cirúrgica.
Assim, o mais indicado e seguro é, com o aparecimento do sintoma, buscar ajuda médica para análise e exame clínico detalhado para determinar a causa do sintoma e, através de orientação médica, conduzir cada caso.