Graduada em nutrição pela Faculdade Anhanguera/GO em 2013 e pós graduada em nutrição esportiva funcional pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Todas as refeições possuem um papel essencial no funcionamento do nosso organismo. No entanto, com os diversos compromissos da rotina e os imprevistos que ocorrem no dia a dia, é comum que, em alguns dias, acabamos pulando uma refeição, como o jantar. Afinal, quem nunca chegou exausto após um dia de trabalho e preferiu ir descansar ao invés de cozinhar?
Mas, o que acontece com o nosso corpo quando pulamos o jantar? O MinhaVida conversou com Aluani Carvalho, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que explicou se o hábito traz malefícios à saúde.
Saiba mais: A janta fácil e rápida perfeita para as noites de outono se faz só com 3 ingredientes
O que acontece com o corpo ao pular o jantar?
Segundo a especialista, pular o jantar não é um hábito saudável. Isso porque ao pularmos a refeição, nosso corpo deixa de receber nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, como proteínas e carboidratos.
“Através do jantar conseguimos ingerir uma boa quantidade de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas) se a refeição for realizada de forma adequada e calculada, além de aumentar a saciedade se comparado a um lanche noturno rico em carboidratos e sem nutrientes”, esclarece.
Pular o jantar ajuda na perda de peso?
Há quem acredite que o jantar é um grande vilão da perda de peso, sendo a primeira refeição a ser abandonada em algumas dietas restritivas. Porém essa ideia pode ser uma grande armadilha, já que a refeição pode ser trocada por lanches pouco saudáveis ou levar a uma ingestão maior de calorias em outras refeições.
“O ganho excessivo de peso está relacionado ao desbalance entre o gasto energético e a ingestão de calorias ao longo do dia, entre outros fatores. Assim, acreditar que o jantar ou a falta dele pode contribuir para o aumento do peso não é uma verdade. Mas a escolha dos alimentos consumidos durante a refeição é o que realmente faz a diferença”, informa a nutricionista.
Saiba mais: Lanches da tarde saudáveis: 3 opções para variar o cardápio!