Dermatologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Queratose pilar?
A queratose pilar é uma condição dermatológica hereditária comum caracterizada pelo excesso de queratina ao redor do folículo piloso. Ela se manifesta através de manchas ásperas e pequenas, parecidas com acnes, geralmente na região dos braços, das coxas, das nádegas e das bochechas.
Causas
Causas da queratose pilar
A queratose pilar ocorre a partir do acúmulo de queratina, proteína fibrosa que ajuda no processo de formação da estrutura do corpo e na defesa da pele contra substâncias nocivas ou infecções.
Segundo o médico dermatologista José Fraga, essa condição costuma ser frequente em pessoas que nascem com a pele mais ressecada, principalmente aquelas diagnosticadas com ictiose. Ela também pode surgir em crianças alérgicas, normalmente acompanhada por rinite, sinusite ou dermatite.
“Outra condição bastante frequente em nosso meio é o uso abusivo de banhos demorados e quentes, levando a um ressecamento maior da pele e piorando a condição existente”, fala o dermatologista José Fraga.
Saiba mais: Acne: o que é, sintomas, tratamento e remédios
Sintomas
Sintomas da queratose pilar
Os principais sinais e sintomas de queratose pilar incluem a presença de pequenas manchas brancas ou avermelhadas pela pele. Além disso, o problema pode causar ressecamento da derme, deixando-a com aspecto áspero, o que pode provocar coceira.
Ainda segundo Fraga, existem dois padrões da doença. “O primeiro se inicia antes dos dois anos de idade, acometendo face e braços, e vai apresentando melhora gradual até a adolescência. E o segunda, que se inicia aos 10 anos, acomete braços e pernas, melhorando após os 20 anos de idade”.
Outros sinais comuns incluem:
- Prurido na pele
- Bolhas na pele
- Pele ressecada
- Escamas na pele
- Pelos finos
Diagnóstico
Diagnóstico de queratose pilar
Não há nenhum teste de laboratório ou exame específico de pele que seja necessário para diagnosticar queratose pilar. O diagnóstico pode ser feito com base somente no exame físico da pele, aliado a uma avaliação do histórico clínico do paciente e de respostas a um rápido questionário sobre sinais e sintomas.
Saiba mais: Cuide da sua pele antes de dormir em sete passos
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar queratose pilar são:
- Clínico geral
- Dermatologista
- Geneticista
- Pediatra
Tratamento
Tratamento para queratose pilar
Ainda não existe um tratamento capaz de melhorar significativamente os sintomas de queratose pilar. A maioria das opções, incluindo medidas de autocuidado e cremes dermatológicos, foca em suavizar os depósitos de queratina da pele, mas nenhum pode acabar definitivamente com o problema.
“É uma doença benigna, que melhora com uso de hidratantes de forma diária e logo após o término do banho, com queratolíticos (produtos que quebram a queratina) e com orientações gerais quanto à duração e à temperatura dos banhos, que devem ser mornos e rápidos”, explica Fraga.
Alguns cuidados diários também podem ajudar a aliviar a condição, como lavar a pele de forma suave, sem esfregar o local, e secá-la com o auxílio de uma toalha macia. Isso ajuda a evitar episódios de irritação da pele, o que pode agravar a situação.
Outras opções de tratamento podem ser indicadas, dependendo do caso, como:
- Microdermoabrasão
-
Terapia a laser
-
Peeling químico
Tem cura?
Queratose pilar tem cura?
A queratose pilar não é um problema de saúde grave e o tratamento para essa condição muitas vezes não é necessário, de forma que ela não costuma causar complicações de saúde. O uso correto e regular da medicação recomendada pelo médico pode ajudar a melhorar a aparência da pele. No entanto, se o tratamento for interrompido, a condição pode retornar a como era antes. Mesmo com tratamento médico, na verdade, a queratose pilar pode persistir por anos.
Saiba mais: Dez sinais de que a sua pele está sofrendo os efeitos do estresse
Prevenção
Por ser uma condição genética, relacionada a um histórico familiar, a queratose pilar não pode ser prevenida.
Convivendo (Prognóstico)
Alguns cuidados com a pele podem ajudar quem tem queratose pilar, como:
- Evite banhos muito quentes
- Enxugue bem a pele depois do banho
- Prefira sabonetes hipoalergênicos
- Hidrate a pele com frequência com um creme indicado pelo médico
- Use roupas leves e confortáveis
- Use protetor solar
- Evite coçar, cutucar e arranhar as manchas
Referências
Ministério da Saúde: órgão de saúde relacionado ao Governo Federal Brasileiro
Sociedade Brasileira de Dermatologia: congrega mais de 10.640 mil associados dermatologistas que têm colaborado com a especialidade por meio de estudos originais, em especial na área das doenças infectocontagiosas e tropicais
Mayo Clinic: organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo atendimento especializado e integral a todos que precisam de cura
British Association of Dermatologists: instituição de caridade fundada em 1920 cujos objetos de caridade são a prática, o ensino, o treinamento e a pesquisa em dermatologia . Ela produz o British Journal of Dermatology , uma revista médica mensal revisada por pares e organiza conferências anuais
José Fraga, médico dermatologista