Residência Médica em Clínica Médica e Endocrinologia na Universidade Federal de São Paulo. Doutorado na Universidade Fed...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é T4 total?
O exame de T4 total é usado para avaliar a quantidade do hormônio tiroxina (T4) no sangue. Esse é um hormônio produzido pela tireoide e, junto com a tri-iodotironina (T3), controla o metabolismo das células do corpo. Junto com o exame de TSH, o TS4 total serve para diagnosticar hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
“Os hormônios tireoidianos atuam em diversos órgãos e tecidos, regulando o metabolismo, a função cardíaca, a função intestinal e o cumprindo várias funções de regulação do nosso corpo”, explica a endocrinologista Maria Izabel Chiamolera, do Fleury Medicina e Saúde.
Diferença entre T4 total e T4 livre
O exame de T4 total avalia a quantidade total desse hormônio em circulação no sangue. A tiroxina pode circular junto com proteínas carreadoras ou pode circular sozinho (no caso, se chama T4 livre). Já o exame de T4 livre avalia apenas a fração do hormônio que entra na célula, cumprindo sua função, e pode ser analisado sem as proteínas carreadoras que acompanham o T4 total.
“A diferença entre o T4 total e o T4 livre é que o segundo avalia a fração livre que entra na célula e exerce sua ação, ou seja, é a quantidade do hormônio que está disponível para atividade imediatamente no organismo”, explica Maria Izabel.
Devido a essa diferença, o exame T4 livre costuma ser o mais utilizado em laboratório, pois sofre menos influência de situações que podem alterar a quantidade de proteínas carreadoras que estão presentes no T4 total. “A dosagem do T4 total pode sofrer influência do uso de algumas medicações, de algumas doenças, do uso de anticoncepcional e da gravidez, por exemplo”, esclarece a endocrinologista.
Quando o exame T4 total é indicado?
O médico ou médica pode pedir um exame de T4 total para diagnosticar:
- Hipertireoidismo
- Hipotireoidismo
- Paralisia periódica tireotóxica (fraqueza muscular causada por altos níveis de hormônios tireoidianos)
- Nódulo na tireoide
Alguns sintomas também podem indicar alterações na tireoide, que justificam o exame de T4 total. Veja:
- Sintomas oculares, como irritação, secura e coceira
- Pele seca ou oleosa
- Queda de cabelo
- Tremores nas mãos
- Alterações na frequência cardíaca
Os sintomas também podem ser mais genéricos, tais como:
- Perda ou ganho de peso não intencional
- Dificuldade para dormir ou insônia
- Ansiedade
- Fadiga ou fraqueza
- Intolerância ao frio ou ao calor
- Sensibilidade à luz
- Menstruação irregular
Como é feito o exame T4 total?
Em um hospital ou laboratório, o exame de T4 total é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
- Uma bandagem é colocada no local
Preparo para o exame
Para realizar o exame, não é necessário jejum. Porém, o paciente deve informar quais foram os medicamentos tomados nos últimos 30 dias, especialmente hormônio tireoidianos e amiodarona. Além disso, o uso de biotina e de suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
Tempo de duração do exame
O exame T4 total pode levar de cinco a dez minutos para ser realizado.
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigem jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.
Periodicidade do exame
Não há periodicidade para se realizar um exame de T4. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.
Contraindicações
Não existem contraindicações expressas para o exame de T4 total. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer?
Não há contraindicações para a realização do exame de T4 durante a gravidez. Entretanto, a gravidez pode afetar os níveis de T4, sendo necessário combinar esse exame com as quantidades de T3 e TSH.
T4 total: valores de referência
O exame de T4 é feito para avaliar o funcionamento da glândula tireoide e buscar possíveis problemas. Os valores listados aqui são apenas um guia, e não necessariamente o indicativo de que há problemas. Estes intervalos podem variar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico irá avaliar os resultados com base em sua saúde e outros fatores. Isso significa que um valor dentro ou fora do normal pode ter outro significado.
Resultados normais
Bebês com até uma semana de vida | 5,0 a 18,5 µg/dL |
Bebês com 7 dias a 3 meses | 5,4 a 17,0 µg/dL |
Bebês de 4 meses a 23 meses | 5,7 a 16,0 µg/dL |
Crianças de 2 anos a 6 anos | 5,9 a 14,7 µg/dL |
Crianças de 7 a 11 anos | 6,0 a 13,8 µg/dL |
Crianças de 12 anos a adultos de 20 anos | 5,9 a 13,2 µg/dL |
Acima de 20 anos | 4,5 a 12,0 µg/dL |
Resultados anormais
T4 total alto
Altos níveis de T4 total podem indicar:
- Hipertireoidismo, causado comumente pela doença de Graves
- Tumores de células germinativas
- Altos níveis da proteína que transporta T4 no sangue (pode ocorrer com a gravidez, o uso de pílulas anticoncepcionais ou estrogênio, doenças do fígado e como parte de uma condição hereditária)
- Hipertireoidismo iodo-induzido
- Tireoidite subaguda
- Bócio tóxico
- Doença trofoblástica
- Excesso de medicamentos para estimular os hormônios da tireoide
T4 total baixo
Baixos níveis de T4 total podem indicar:
- Hipotireoidismo, comumente causado pela tireoidite de Hashimoto
- Má nutrição
- Uso de determinados medicamentos
Referências
LabTestsOnline
Grupo Fleury