Médica ginecologista e obstetra com especialização em medicina fetal pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Fed...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é CA-125?
CA-125 é uma proteína produzida naturalmente por ovários, tubas uterinas, serosas e intestino. Seus níveis elevados podem estar relacionados a condições como gravidez, endometriose e, em alguns casos, câncer de ovário. Por isso, o exame CA-125 serve para avaliar os níveis dessa proteína no organismo.
Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue também podem indicar a presença de outros tipos de tumor, como câncer de endométrio, peritônio ou trompas de falópio. Esse exame pode ser feito para diagnosticar essas doenças e como rastreamento, durante e após o tratamento.
Para que serve o exame CA-125?
O exame de CA-125 serve, principalmente, para monitorar o tratamento do câncer de ovário. Também pode ser usado para detectar se o câncer voltou após o tratamento estar completo. O teste por vezes é utilizado para testar e monitorar as mulheres com alto risco de câncer de ovário, mas que ainda não têm a doença.
“É um teste limitado, com baixa sensibilidade e baixa especificidade. Além disso, [o CA-125] também pode estar aumentado em inúmeras situações: miomas, endometriose, câncer de endométrio e cistos funcionais de ovário”, explica Tatiane Boute, ginecologista do Fleury Medicina e Saúde.
Indicações
Esse exame é indicado em casos de pacientes com alto risco de desenvolvimento de câncer de ovário e em pacientes com histórico familiar positivo.
Saiba mais: As dez respostas que você precisa saber ao receber um diagnóstico de câncer
Às vezes, o teste de CA-125 pode ser encomendado junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença.
Contraindicações
Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o CA-125. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.
Grávida pode fazer?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença ou condição grave.
Considerações
Resultados do exame CA-125
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis quatro dias a uma semana após a coleta. A interpretação do exame CA-125 depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.
CA-125: valores de referência
Os valores de referência de normalidade para o exame CA-125 variam de acordo com a metodologia utilizada em cada laboratório. Em geral, valores acima de 35 U/mL estão elevados.
“Há alguns fatores que podem interferir no nível de CA-125 no sangue e levar a resultados falsos positivos: se a paciente estiver ou não na menopausa, obesidade, gravidez, se já tiver realizado histerectomia (retirada do útero), tabagismo, cirrose, pancreatite, pneumonia ou de acordo com a fase do ciclo menstrual. Cerca de 1% de mulheres saudáveis apresenta o CA-125 elevado”, afirma Tatiane.
CA-125: resultados altos
Condições que elevam as quantidades as CA-125 no sangue são:
- Doença inflamatória pélvica (DIP)
- Endometriose
- Fibrose uterina
- Doença hepática, como hepatite ou cirrose
- Pancreatite
- Lúpus
- Mioma uterino
Saiba mais: Câncer de ovário: cirurgia preventiva traz riscos à paciente
Os tipos de câncer que podem elevar os níveis de CA-125 incluem:
- Câncer de ovário (mais comum)
- Câncer de endométrio
- Câncer nas trompas de falópio
- Câncer de pâncreas
- Câncer de estômago
- Câncer de esôfago
- Câncer no fígado
- Câncer de mama
- Câncer de cólon
- Câncer de pulmão
Tumores que se espalham pelo peritônio, incluindo linfomas. Esses tipos de câncer geralmente ocorrem junto com o acúmulo de líquido no abdômen (ascite)
Outras situações podem elevar os níveis de CA-125, como o ciclo menstrual e a gestação no primeiro trimestre. O médico ou médica irá avaliar se os resultados anormais ocorreram devido a essas alterações.
O que pode afetar o resultado do teste?
Algumas situações podem afetar os resultados do teste:
- Uso de medicamentos para tratar câncer
- Cirurgias abdominais recentes
- Exames recentes que utilizaram material radioativo
Como é feito o exame CA-125?
Preparo
Não é necessário qualquer preparo especial para o exame de CA-125. “A única orientação é suspender três dias antes da coleta o uso de biotina e de suplementos alimentares que contenham biotina”, orienta Tatiane.
Como é feito?
O exame de CA-125 é feito por uma coleta de sangue da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
- Uma bandagem é colocada no local.
Referências
Grupo Fleury
Medline Plus
LabTestsOnline