Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Tratamento para virose?
Virose é o nome dado a quadros clínicos provocados pela infecção por algum tipo de vírus. Dentro deste conceito, doenças como a gripe, dengue e HIV podem ser consideradas viroses. No entanto, o termo "virose" é comumente usado para se referir a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal. Nesses casos, a virose normalmente possui sintomas brandos e que duram um tempo definido, com uma provável evolução para a cura sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.
Saiba mais: Veja as ameaças que os período chuvosos trazem à saúde
Sintomas de virose mais comuns
Os sintomas mais comuns das viroses, tanto respiratórias quanto gastrointestinais, são
- Febre
- Diarreia
- Vômito
- Dor abdominal
- Corisa
- Espirros
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Prurido na pele
Saiba mais sobre os sintomas de viroses aqui.
Tratamento para viroses
O tratamento das viroses normalmente consiste em tratar e minimizar seus sintomas, já que existem poucos medicamentos para os vírus em si. O tratamento dos sintomas normalmente envolve remédios para redução da febre e melhora da dor, além de orientações gerais de saúde.
Além do tratamento para os sintomas, cuidados em casa podem ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente, pois auxiliam na recuperação do organismo e no funcionamento do sistema imunológico. São eles:
- Hidratação constante
- Repouso
- Alimentação saudável e leve
- Uso dos medicamentos indicados pelo médico
- Equilibrar a flora intestinal
Em casos de pessoas com diarreia e vômitos, é importante a reidratação com soro caseiro, que além de repor os líquidos também traz minerais que costumam ser perdidos nesses quadros.
Saiba mais: Virose: sintomas, como tratar e o que comer
Além desses cuidados, é importante também evitar locais com muitas pessoas para evitar a transmissão do vírus (como escola, trabalho, transporte público) e evitar compartilhar talheres, copos e outros itens de uso pessoal com outras pessoas.
Quando ir ao médico devido a uma virose?
Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.
Pessoas com sistema imunológico mais fragilizado também tem mais chances de se infectarem e manifestarem sintomas de viroses. Crianças, idosos, pessoas com HIV e que passam por quimioterapia também devem buscar um médico quando apresentarem sintomas típicos de viroses, como febre, vômito e diarreia.
Saiba mais: Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Remédios para virose
Não existem remédios para viroses específicos para serem utilizados no tratamento, já que são doenças autolimitadas. Portanto, o organismo consegue combatê-las sozinho. Apenas um médico pode indicar o remédio adequado para o tratamento de uma virose após consulta.
Os medicamentos usados nestes casos normalmente visam controlar os sintomas, por isso, dependem do tipo e virose. Os mais comuns incluem:
- Analgésicos
- Antitérmicos
- Antidiarreicos
Tipos
Tipos de viroses
As viroses podem ser dividida de acordo com o tipo de acometimento e com o local:
- Viroses respiratórias: normalmente são causadas pelo vírus influenza (gripe) e por outros vírus, como adenovírus, rinovírus e outros
-
Viroses exantemáticas: normalmente causam sintomas na pele, como erupções e bolhas. Algumas comuns incluem: catapora, sarampo e rubéola
-
Viroses gastrointestinais: podem ser causadas por vírus como norovírus e rotavírus. Causam sintomas como diarreia, dor de estômago e vômitos
Complicações das viroses
As viroses mais simples e comuns não trazem complicações. No entanto, existem diversas doenças virais mais graves que trazem sequelas, como o pólio, HIV, ebola. Sabemos também que as arboviroses podem trazer algumas complicações graves em alguns casos, como a síndrome de Guillain-Barré e o Zika vírus. Caso os sintomas se alonguem e fujam do comum, procure ajuda médica imediata.
Referências
Infectologista Raquel Guimarães, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)
Infectologista Jean Gorinchteyn (CRM-SP: 77.532), da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo