PUBLICIDADE

Limão: 16 benefícios, receitas e como usar para emagrecer

E mais: descubra os mitos associados ao limão e seus riscos

O limão é muito popular e pode ser consumido em doces, salgados, em bebidas e há até mesmo quem goste de consumi-lo puro. É um dos frutos com maior número de benefícios: afinal, o limão melhora a digestão, a pele, a ansiedade, o humor e traz muitas outras vantagens ao organismo. Conheça suas propriedades e descubra benefícios:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Valores Nutricionais

Os tipos de limão se diferem mais pela acidez e sabor. Nutricionalmente não há grandes diferenças entre eles, conforme tabela abaixo.

Nutriente Quantidade % VD*
Valor energético 31,8kcal 2%
Carboidratos 11,1g 4%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 1,2g 5%
Cálcio 51mg 5%
Vitamina C 38,2mg 85%
Fósforo 23,8mg 3%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 9,7mg 4%
Lipídios 0,1g -
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 128,3mg -
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Tiamina B1 0,3mg 21%
Riboflavina B2 0mg 0%
Sódio 1,3mg 0%

Fonte: Tabela Nutricional

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

* % valores diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Benefícios do limão

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Limão emagrece?

A nutricionista Thayana explica que o ácido cítrico do limão tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras. Melhorando o metabolismo das gorduras e diminuindo a síntese de colesterol e de triglicérides, isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso.

Já a nutróloga Tamara afirma que a naringenina, um flavonoide encontrado em cítricos, apresentou grande potencial para prevenção da obesidade e da síndrome metabólica de acordo com um estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado na revista Diabetes, da American Diabetes Association.

O estudo feito com camundongos mostrou que os animais que tiveram a alimentação enriquecida com naringenina apresentaram melhora dos níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como uma redução da resistência à insulina e o metabolismo da glicose normalizado, um dos fatores que influencia diretamente o emagrecimento. Não houve restrição calórica e nem de gordura administrada às cobaias. Dois grupos de camundongos foram alimentados da mesma maneira, mas somente um deles teve o flavonoide adicionado à alimentação e este grupo não desenvolveu obesidade e outras disfunções metabólicas.

Tipos de Limão

A nutróloga Paula Flecher afirma que existem cerca de 100 espécies de limão ao redor do mundo, mas no Brasil, temos 4 que se destacam entre os mais consumidos.Conheça-os abaixo:

Limão Taiti

"É o menos ácido e o mais encontrado no país. Para identificá-lo no mercado é fácil: a casca é fina e é aquele que tem poucas sementes, com formato mais arredondado. Por ser bastante suculento, é ideal para limonadas e drinks como a caipirinha", afirma Paula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Limão Cravo

Também conhecido como limão caipira ou limão rosa, a nutróloga afirma que ele tem sabor e aroma bem característicos. A casca é alaranjada e tem nervuras. É boa opção para marinar carnes e temperar saladas.

Limão Galego ou Galeguinho

"É aquele limão menor, com a casca mais fina e verde clara, de formato bem arredondado. Mas não se engane pelo tamanho: apesar de pequeno é bem suculento. A acidez não é muito forte, o que torna esse tipo indicado para uma variedade grande de receitas como sorvetes, molhos, temperos, drinques, doces e sucos. Foi muito usado na verdadeira caipirinha de cachaça, mas pela sua falta acabou sendo substituído pelo Taiti", explica a nutróloga.

Limão Siciliano

Pode ser conhecido como limão eureka ou limão lisboa. "É o tipo mais antigo do mundo, sua casca é amarelada e bem grossa e possui formato mais alongado. Ele não é muito suculento como os outros, e seu sabor é bem ácido, o que faz dele matéria-prima ideal para molhos e para 'saborizar' pratos cheios de personalidade como risotos", diz Paula.

Receitas com limão

4 receitas que utilizam limão como protagonista - Foto: Irina Meliukh / Shutterstock
4 receitas que utilizam limão como protagonista - Foto: Irina Meliukh / Shutterstock

O limão pode ser inserido na alimentação de diversas maneiras diferentes. Aqui você pode conferir 4 receitas, doces e salgadas, que têm o limão como protagonista, são super fáceis e contam com poucas calorias.

Mitos sobre o limão

Todo mundo tem aquela receitinha caseira, passada de geração em geração, que utiliza o limão para outros meios que não sejam a alimentação. Mas algumas delas não são de fato eficazes e ainda podem causar danos a quem as realiza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Consumo e armazenamento

Não é somente a polpa do limão que é apropriada para o consumo, as folhas do limão também são recomendadas e contam com ótimos benefícios. "Pode ser utilizada para fazer chá e a folha também pode ser usada seca. A folha seca pode ser guardada, pois ela não estraga. O chá de limão é cítrico e tem uma boa quantidade de óleos essenciais que são benéficos para o organismo. A folha de limão ajuda em problemas gástricos, como gases e aumenta a imunidade a doenças. É bom pro sangue porque ela tem antioxidantes e um efeito ant-inflamatório que ajuda na irritação dos pulmões, então é aconselhado usar para quem tem problemas através de vias respiratórias", explica Carlos.

Segundo o nutricionista, o chá de limão é muito simples de preparar: "basta colocar água e algumas folhas de limão, uma média de 200 ou 300 ml de água fervente, tampar e deixar abafar. Aquele vapor que fica em cima da tampa é um óleo essencial. O ideal é deixá-lo cair de volta no chá, assim você pode tomá-lo sem adoçar, que seria o ideal, ou até mesmo adoçar com mel".

Além das folhas, a casca do limão também é indicada para o consumo e é possível colocá-la em qualquer receita, geralmente como raspas. "Se puder dar preferência aos orgânicos é melhor, pois é mais saudável porque não tem química. Se não conseguir um alimento orgânico, o ideal hoje é higienizar antes do consumo, lavar os limões com água e sabão, fazendo uso de uma escova e deixar ele em média uns 15 minutos de molho na água com hipoclorito ou usar para cada 1L de água, uma colher de água sanitária e deixar o alimento imerso por 15 minutos. Depois, é só lavar bem de novo, para poder fazer o uso dessa casca", recomenda Carlos.

Assim como as folhas, a casca do limão também pode ser utilizada no preparo de chás e garante um aroma fresco e agradável. Além disso, o nutricionista afirma que a casca do limão tem diversos minerais, como ferro, cobre, magnésio, cálcio, zinco, vitaminas, carboidratos, gordura, lipídios e até proteína. "Ela também possui fibras que são importantes, tanto para a flora intestinal, quanto para constipação. Quando estamos com o intestino preso, acabamos usando como forma de ajudar o organismo a trabalhar melhor", recomenda.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As recomendações de armazenamento são simples. Carlos propõe que seja um local limpo e seco, onde não tenha nenhum tipo de umidade para que o limão dure mais à medida que vá amadurecendo. Outra boa solução do nutricionista é guardar na geladeira, pois assim ele pode durar um pouco mais. "Mas é o mesmo caso: ele deve ser guardado seco. Vale lembrar que se guardarmos o limão a 15º C, a durabilidade dele será de aproximadamente 4 meses, e isso é resfriamento, deixando-o guardado dentro da geladeira, não do freezer", explica Carlos.