PUBLICIDADE

Slime: será que essa massinha é segura para as crianças?

Especialistas alertam que é preciso cuidado para produzir o slime, pois pode causar irritação nos olhos e pele dos pequenos

Quem tem filhos sabe que existem alguns tipos de brinquedos que se destacam entre eles. Algumas das características que eles mais apreciam são itens que tenham cores intensas, sejam de aspecto gelatinoso ou gosmento e, se for possível de fazer em casa, têm chance de se tornar um dos preferidos entre eles.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De uns tempo para cá um brinquedo que une todos esses elementos está se destacando entre o público infantil: o Slime. Em suma, ele é uma massinha colorida, com aspecto gosmento, que pode ser manuseada com as mãos. Além disso, alguns vídeos no Youtube ensinam a reproduzir a receita em casa. Se você tem filhos, é bom ficar de olho se eles quiserem fazer a receita. Afinal, a melhor forma de evitar que acidentes aconteçam é conhecer o universo deles.

De onde surgiu o slime

O Slime surgiu na década de 80 como um brinquedo que buscava fazer referência a um fantasma que tinha aspecto verde e gelatinoso do filme ?Ghostbuster? (Caça-Fantasmas). O personagem também se chamada Slime no filme.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Desde aquela época o Slime passou a ser comercializado como um brinquedo. No entanto, com a disseminação das informações na internet, começaram a surgir vídeos com receitas para fazer em casa, especialmente em plataformas digitais como Youtube e Instagram.

Do que é feito o slime

Os ingredientes que costumam compor o Slime são: cola, bicarbonato de sódio, espuma de barbear, sabão em pó e líquido e corantes. Existem diferentes tipos de receitas e nem todas usam os mesmos ingredientes, mas de forma geral esses são os itens usados para a produção do brinquedo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo o professor de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rogério Aparecido, também doutor em saúde pública, de forma geral não há problema em os materiais do slime terem contato com a pele da criança. No entanto, é importante se atentar à medida de cada um.

"O fato de ter cola requer atenção dos pais. Cola branca é feita à base de PVA e em contato com a pele pode causar irritação nos olhos e na pele. Da mesma forma, a espuma de barbear também pode causar irritação na pele e nos olhos", explica Aparecido.

A dermatologista Mariana Paschoaleto Badaró alerta que é importante ter cuidado para que a brincadeira não prejudique a saúde da criança. "A pele das crianças ainda está em desenvolvimento e, portanto, elas são mais suscetíveis ao aparecimento de lesões inflamatórias e irritativas, por exemplo quando em contato com substâncias que podem ser usadas no slime", ressalta.

De acordo com ela, é necessário que os pais fiquem atentos às crianças que têm atopia ou dermatite atópica. "A barreira cutânea e a pele nessas crianças são mais sensíveis. Com isso surge o eczema, que são pequenas placas vermelhas que coçam e causam sensação de ardor". Segundo ela, os locais mais comuns em que se manifestam são as dobras dos braços e das pernas, mas também podem se manifestar ao redor dos olhos, na face e couro cabeludo.

Fique de olho na sujeira

Além dos ingredientes do slime, também é necessário prestar atenção ao contato da massinha com sujeira. Lembramos que o slime é gelatinoso e possui cola em sua composição - portanto, se cair no chão ou tiver contato com uma superfície suja, a poeira pode acabar grudando na superfície. Caso a criança não perceba e coloque o material em contato com boca ou olhos pode haver risco de contaminação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Slime é realmente seguro?

Um episódio triste tem deixado os pais preocupados em relação ao slime. Nos Estados Unidos uma menina de 11 anos teve queimaduras de segundo e terceiro grau nas mãos após fazer o slime. As informações são do Portal da CBS

De acordo com a publicação, um dos motivos que fez com que a menina tivesse essa reação foi o contato prolongado com uma substância chamada Borato de Sódio ou Borax.

O bórax é um substância alcalina que pode ser encontrada em produtos de limpeza domésticos e em âmbito industrial. De acordo com a dermatologista Mariana, ela não é tóxica, mas em contato com a pele das crianças pode acarretar complicações como irritação no trato respiratório, náusea, vômitos e diarreias. E em contato com a pele, pode resultar em vermelhidão, prurido e dor.

O médico que atendeu a menina disse que a reação não foi causada pelo borax, mas sim por brincar com o slime por um tempo prolongado.

O professor da Faculdade de Química do Mackenzie diz que o borax não deveria ter sido usado para fazer o slime e que pode ter ocorrido algum equívoco na medida do ingrediente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quem pode brincar com o slime

Mariana orienta aos pais que deixem as crianças brincarem com o slime somente após os seis anos. Também é válido evitar fazer slimes com componentes que a criança não entra em contato no dia a dia e preferir ingredientes hipoalergênicos e dermatologicamente testados.

Caso a criança já esteja envolvida com essa brincadeira, é fundamental orientar a lavagem das mãos com água pura em abundância e o uso de hidratantes para a pele das mãos após o contato com o slime, principalmente nas crianças que possuem dermatite atópica.

Receita para fazer o slime

Modo de preparo

Coloque a cola no recipiente, acrescente a espuma de barbear e misture. Quando os ingredientes formarem uma massa homogênea, acrescente a água boricada com um conta gotas e continue misturando. É importante não colocar muita água boricada para não passar do ponto.

Assim que a água boricada for absorvida, a massa ficará com um aspecto pegajoso. Quando chegar a esse ponto, o slime estará pronto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quanto tempo o slime dura?

Segundo Aparecido, o recomendado é que o slime seja descartado no mesmo dia para que não acumule sujeira.