Teste de gravidez caseiro: descubra qual funciona

Vinagre, sal, pasta de dente e até mesmo água sanitária. Veja se esses métodos ajudam a identificar uma gravidez

Ao se deparar com sintomas de gravidez, como enjoos, cólicas e menstruação atrasada, as mulheres ficam ansiosas para descobrir logo se estão grávidas. Isso faz com que busquem um teste caseiro de gravidez para comprovar se têm ou não um bebê a caminho. No entanto, nem sempre os testes de gravidez caseiros funcionam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que indica uma gravidez é o aumento de hormônio beta HCG na urina ou no sangue. "Os testes em urina para identificar o estado de gravidez, que tem fundamento científico, baseiam-se na pesquisa do hormônio "Gonadotrofina coriônica" ou "hCG", no sangue ou na urina. O hCG é um hormônio glicoproteico, que é produzido pela placenta durante a gestação", explica Gianfranco Zampieri, patologista clínico do Salomão Zoppi Diagnósticos.

Perguntamos às nossas leitoras quais testes caseiros elas conheciam e conversamos com especialistas que desvendaram se eles realmente funcionam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 - Teste da pasta de dente funciona?

Como é? Diluir a urina na pasta de dente. Se a mistura mudar de cor, supostamente indica gravidez

Funciona? Não. A pasta de dente branca pode mudar de cor devido a outras substâncias presentes na urina. "O que realmente acontece é somente uma reação química. A coloração pode mudar devido substâncias existentes na pasta reagirem com a urina, mas essa mudança de cor poderá acontecer independente da mulher estar ou não grávida. Estas reações químicas não avaliam a presença de HCG", explica Ana Paula Aquino, médica ginecologista e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 - Teste da água sanitária funciona?

Como é? Diluir a urina na água sanitária. Se a mistura formar espuma, supostamente indica um bebê a caminho.

Funciona? Não. Geralmente a mistura da urina de qualquer um com a água sanitária (hipoclorito de sódio) faz espuma. "Trata-se de uma reação química entre o cloro da água sanitária e as substâncias da urina, como por exemplo a amônia e a uréia. Esse contato faz com que haja a formação de gases que nada têm a ver com a presença ou não de HCG", desvenda Ana Paula.

3 - Teste do sal funciona?

Como é? Diluir sal em um pouco de urina. Se formar uma nata, supostamente indica gravidez.

Funciona? Não. Essa "nata" que aparece na superfície do recipiente nem sempre se forma, mas "acredita-se que em alguns casos a formação da dita "nata" possa acontecer como resultado da interação de algum produto no organismo da mulher, que pode ou não estar amplificado pela gravidez. Isso poderia corresponder a alguma precipitação de proteínas ou outro componente", completa a obstetra Ana Paula.

4 - Teste do vinagre funciona?

Como é? Diluir urina em vinagre. Se muda de cor, supostamente indica gravidez

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Funciona? Não. Tanto a urina quanto o vinagre são substâncias ácidas, e não reagem entre si. "Eventuais mudanças de cor na urina podem ocorrer pelo tipo de vinagre utilizado, que pode ter coloração ou tonalidade diferente da urina", desvenda a obstetra.

5 - Teste da urina fervida funciona?

Como é? A urina deve ser fervida em um recipiente de alumínio. Se a fervura ocorrer como a água, o resultado é supostamente negativo. Já se levantar natas, como o leite, acredita-se que significa um positivo.

Funciona? Não. A urina pode levantar espuma, dependendo das concentrações de diversas substâncias. "Ela é composta de diversas substâncias e, por esse motivo, diferentemente da água pura, possui diversos pontos de ebulição, não fervendo de forma homogênea", explica Ana Paula.

6 - Teste do pulso funciona?

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

Funciona? Não. Uma mulher grávida de fato pode apresentar um aumento em sua freqüência cardíaca. Isso porque que durante a gravidez a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto aumenta entre 30% e 50%, de acordo com a obstetra. No entanto, "independentemente de estarem grávidas ou não, as pessoas possuem batimentos cardíacos diferentes, impossibilitando assim a sua comparação para obter o diagnóstico de gravidez", completa Ana Paula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7 - Teste do cotonete funciona?

Como é? Nos dias próximos à menstruação, deve-se inserir um cotonete na vagina para verificar se já há algum sangramento. Se não houver, supostamente significa que a menstruação não está por vir e, portanto, uma gravidez.

Funciona? Não. Além dos atrasos menstruais poderem ter diversas causas, como estresse, desregulação hormonal ou síndrome dos ovários policísticos, o cotonete pode machucar o colo do útero e produzir um sangramento que não é menstruação, ou seja, não descarta gravidez.

8 - Teste de farmácia funciona?

Como é? Compre o teste de gravidez na farmácia, urine na fita com um reagente ao hormônio beta HCG. Se aparecerem dois risquinhos, é positivo para gravidez.

Funciona? Sim. O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina. Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado - ou seja, assim que a gestação começa. Dessa forma, um teste de gravidez positivo é aquele que identifica a presença do beta-HCG na urina.

Os testes caseiros de gravidez são populares pois espera-se descobrir uma gestação em casa, sem muitos recursos. No entanto, o teste de farmácia pode ser encontrado por menos de 10 reais e o resultado aparece em cinco minutos. "Quem faz testes caseiros de gravidez na verdade está fazendo reações químicas aleatórias que podem coincidir com o teste positivo ou negativo, dependendo da composição da sua urina", finaliza a obstetra Ana Paula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Na verdade, ao apontarem um resultado "positivo" ou "negativo", refletem apenas uma chance de 50% em refletir o verdadeiro estado, gravidez ou ausência de gravidez. O mesmo resultado seria obtido ao utilizarmos uma moeda no cara ou coroa, por exemplo", completa o patologista Gianfranco.