Graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, o...
iUma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.
A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líqüido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo , pode limitar os movimentos e gerar incômodos.
A manifestação dos sintomas da fibromialgia e dores similares, muitas vezes está associada a aspectos comportamentais e à depressão mas pode se agravar no inverno, já que o frio traz melancolia.O impacto da prática esportiva é muito positivo no inverno, sobretudo na terceira idade, pois favorece o equilíbrio físico e emocional.
No aspecto funcional, destaco o fortalecimento dos ossos; aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações, manutenção da postura e aumento da capacidade de coordenar melhor os movimentos.
No aspecto psicológico, cito o aumento da disposição, melhora daauto-estima e da sensação de bem estar. Esse conjunto de benefícioscolabora para evitar as dores comuns no inverno.
O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano, noentanto, alguns cuidados devem ser tomados. É importante saber que arespiração se altera na caminhada no inverno, porque o ar gelado entrapelo nariz e se choca com a temperatura ambiente interna cerca de 36graus do corpo.
Saiba mais: Passe o inverno longe da gripe
Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesõesmusculares, gripes e resfriados. Atenção redobrada ao alongamento, quedeve ser feito, no mínimo, por 15 minutos.
No inverno, o sarcoplasma,líquido intramuscular que permite o deslizamento das fibras, engrossa.Além disso, não esqueça o agasalho e atenção com as extremidades docorpo.
Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra já que nãorecebem o sangue tão quente. Faça movimentos contínuos para que fiquemaquecidos.