
Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
i
Final de semana, um churrasco, almoço de Páscoa na casa da mãe, uma grande festa com muita comida. Delicia! E na segunda feira vem o desespero. A roupa não fecha, o corpo está inchado... Quem nunca passou por isso?
Seria muito simples se pudéssemos apenas lançar mão da homeopatia e emagrecer novamente. Já pensou que maravilha? Infelizmente não funciona desta forma.
Quando uma pessoa chega ao consultório e conta ao homeopata sua preocupação com peso e necessidade de emagrecer, o primeiro passo é entender que não existem milagres, é um trabalho em conjunto com muita afinidade.
Saiba mais: 10 dietas para emagrecer mais rápido
Como a homeopatia ajuda a emagrecer
Repetindo o que já disse em outros textos, perguntamos desde quando o problema existe e quando piorou. Então são feitas todas as avaliações clínicas, exames laboratoriais, avaliação multidisciplinar com nutricionista, endocrinologista, cardiologista.
Algumas alterações laboratoriais são comuns em caso de obesidade:
- Aumento do mal colesterol com diminuição do bom colesterol
- Elevação de glicemia
- Deposição de placas de ateroma nas artérias.
Medicamentos homeopáticos podem e devem ser usados com excelente resultado nesses casos, mas não é só isso. Indo mais um passo, avaliamos um todo: estilo de vida, perdas, relações de trabalho e familiares, possíveis causas de excesso de estresse, pois as doenças são somato-psíquicas ou psicossomáticas, ou seja, a mente pode adoecer o corpo e o corpo, por sua vez, pode adoecer a mente. Pense em quantas alterações sua vida passou desde o desequilíbrio do peso!
Questões comuns devem ser consideradas nessa avaliação, como excesso de tarefas, filhos, casa, vida pessoal, comer rápido, fast food.
O homeopata, durante a consulta, tenta corrigir o funcionamento do corpo como um todo, reequilibra-lo e isso é fundamental para sumir o famoso efeito sanfona, com engorda/emagrece. Aprender a respeitar o próprio corpo, que afinal é nosso veículo mais precioso.
A homeopatia, no entanto, não fará milagres com o paciente que quer emagrecer. Ela pode:
- Diminuir a ansiedade
- Melhora a qualidade do sono
- Controla a voracidade alimentar.
Normalmente a resposta dos pacientes no primeiro retorno é muito agradável de ouvir, paciente mais calmo, menos ansioso, o que ajuda a conduzir um tratamento, que com certeza é demorado, com mais tranquilidade. Quanto tempo deve durar esse controle? Sendo doença crônica, a vida toda.
Histórico familiar é importante
É importante ressaltar que ao falar sobre sobrepeso e obesidade, a criação e a família contam muito. Vocês já ouviram falar sobre os 1000 primeiros dias de vida? Eles correspondem aos 280 dias de gestação mais os dois primeiros anos de vida, somam-se 730 dias, total 1010 dias. Período de extrema importância em aquisições neurológicas, nosso cérebro cresce cerca de 80% de seu tamanho até os dois anos. Momento de aprendizado intenso, criar rotinas e hábitos.
A alimentação da gestante, além de nutrir o bebê, está programando sabores e odores, criando hábitos alimentares que duram toda a vida. A gestação não é momento nem de dietas e nem de exageros alimentares. A mamãe que ingere mais de 4 gramas de gordura trans ao dia (biscoitos, cremes, comida comprada congelada) aumenta em até 30% a gordura do bebê que nasce predestinado como obeso. Dentro do útero e durante os dois primeiros anos definimos o futuro metabólico de nossos filhos. Esse fenômeno é conhecido como "Programação Metabólica".
Assim, somos predestinados a doenças crônicas: diabetes, hipertensão, arteriosclerose, obesidade. Acrescentando sedentarismo, dieta inadequada, stress, temos o excesso de peso.