Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O hábito de guardar segredo costuma ser visto de forma positiva. Mas uma pesquisa feita por um grupo de pesquisadores mostra que manter o sigilo pode trazer consequências à saúde. Os pesquisadores descobriram que manter uma informação em sigilo pode gerar um estresse capaz de prejudicar à saúde e o bem-estar ao longo do tempo.
Para a realização do estudo, os pesquisadores pediram a um grupo formado por 2000 pessoas para contarem um segredo que estavam guardando. Em seguida, as informações divulgadas foram divididas em 38 categorias de segredo, englobando temas como sexo, trabalho, relações interpessoais e dinheiro foram os que mais se destacaram.
Em seguida, os cientistas pediram aos participantes para responderem a um questionário sobre seus segredos. E descobriram que das 38 categorias existentes, cada uma das pessoas tinha em média 13 segredos, dos quais cinco nunca haviam sido revelados a ninguém.
Para cada segredo registrado, os cientistas perguntaram a frequência com que as pessoas pensavam neste assunto, com que frequência o ocultavam das outras pessoas e como isso afetou seu bem-estar. Os participantes disseram que pensavam em seus segredos duas vezes mais do que se dissessem eles em público. E quanto mais as pessoas escondiam seus segredos, mais essa situação prejudicava o seu bem-estar.
O motivo de o sigilo incomodar tanto, se dá pelo fato de que as pessoas não estão preparadas para o momento em que se lembrarão dos seus segredos. Além disso, os cientistas concluíram que as pessoas associam seus segredos a um cenário negativo, justamente por manter essa informação em sigilo.
O que fazer?
Já que guardar segredo pode causar estresse e fazer mal à saúde, a solução para o problema é falar a respeito. No entanto, o recomendado pelos cientistas é contar o segredo para pessoas de confiança