O tríceps braquial, famoso conhecido como músculo do tchau, é a musculatura responsável pela extensão do cotovelo. Ela é a maior musculatura do braço, com participação de 60% total da massa deste membro e está localizada em sua face posterior.
Nas atividades diárias, precisamos dos músculos do tríceps sempre que houver uma extensão do cotovelo: ao apertar um parafuso, pintar uma parede, lavar o cabelo, colocar o sapato. Nos esportes, o tríceps é fundamental ao efetuar um arremesso, lançamento de uma bola no handebol, cortada no vôlei, lançamento da bola no futebol americano, rebatida do beisebol, em uma tacada no golfe.
Por que exercitar o tríceps?
Mesmo o tríceps sendo a maior musculatura do braço, um erro comum é negligenciar o seu treinamento em favor do bíceps. De nada adianta se matar de treinar um e negligenciar o outro. Afinal, ele tem função de destaque em todos os exercícios de empurrar o peso, enquanto que o bíceps tem a função de puxar.
O equilíbrio no treinamento é fundamental, já que outro erro comum é trabalhar em excesso o tríceps, negligenciando o fato de que ele também é solicitado intensamente nos treinos de peito e ombro.
O termo Tríceps já nos indica que é um músculo dividido em três porções: porção medial, lateral e cabeça longa. Essas porções sempre funcionam juntas, sendo impossível treinar isoladamente apenas uma delas. A diferença é o ângulo dos braços que pode mudar a ênfase do exercício e estressar as cabeças de formas diferentes.
Os melhores exercícios para essa região do braço variam de acordo com o nível de desenvolvimento físico e de treinamento de cada um. Confira abaixo.
Melhores exercícios para o tríceps para iniciantes
Tríceps Máquina - No início ajustamos o aparelho de acordo com o aluno, depois o exercício é efetuado no processo de apoiar, puxar e estender o cotovelo semiflexionado para não sobrecarregar a articulação.
Tríceps Pulley no Cross - A regulagem deve ser feita no posicionamento alto, com a extensão do cotovelo encaixado em baixo das costelas e com cuidado na sobrecarga para não ter rotação interna do ombro. Lembrar sempre do posicionamento da perna, uma à frente da outra, para o equilíbrio do corpo.
Melhores exercícios para o tríceps para intermediários
Tríceps Testa - Na execução do exercício precisamos ficar de olho no alinhamento do cotovelo com o ombro, principalmente na extensão e flexão do mesmo, para não trabalhar o peitoral também.
Tríceps Francês - É feito o posicionamento do aluno no banco, com as costas apoiadas e cotovelo alinhado ao ombro; a extensão do cotovelo para cima voltando a 90 graus.
Melhores exercícios para o tríceps para avançados
Supino Fechado - O ajuste do exercício é feito na pegada fechada da barra, puxando para baixo próximo das costelas, voltando com o cotovelo semiflexionado.
Flexão Fechada - O posicionamento na flexão é com as mãos apoiadas no chão, alinhados cotovelos com os punhos, e na extensão com o cotovelo semiflexionado.