Se você já sentiu dor na sola dos pés próximo a região do calcanhar principalmente no período da manhã isso pode ser devido a uma doença denominada fascite plantar. A fascia plantar é uma membrana de tecido conjuntivo, que vai desde o calcanhar até a base dos dedos dos pé. Na fascite há uma inflamação desta membrana, por isso a dor na sola dos pés e calcanhar.
As pessoas se preocupam em trabalhar o corpo, mas acabam negligenciando o trabalho de quem nos permite o deslocamento: os pés! Nas academias seria fundamental um trabalho para essa região, afinal é por meio dela que a maior parte dos movimentos e alinhamento corporal começa.
Saiba mais: Dor na sola do pé e calcanhar ao acordar ou colocá-lo no chão é sinal de alerta
As causas da Fascite plantar são inúmeras: sobrepeso, atividades físicas intensas, sedentarismo, sapados inadequados, exageros na prática esportiva e o desalinhamento corporal principalmente na região do quadril, onde os pés são afetados também.
A aplicação de gelo é a mesma coisa, ajuda bastante, mas desde que a conduta acima esteja sendo conduzida.
Alongamento para fascite plantar
Alguns exercícios com bolinha de tênis beneficiam a região colaborando para um pé mais estruturado! Esses exercícios podem ser feitos diariamente em ambos os pés, não apenas no afetado.
Inicie massageando os pés com a bolinha, deixe ela deslizar por toda a sola do pé. Realize em cima de um tapete para a bolinha não escapar. Em seguida siga para os exercícios abaixo, em cada um deles mantenha por 1 a 2 minutos em cada pé, podendo repetir por 2 a 3 vezes:
Alongamento 1: Pressione a bolinha com a parte do antepé (próxima aos dedos) mantenha o calcanhar no chão e flexione um pouco o joelho para o tornozelo também ser ativado.
Alongamento 2: Pressione a bolinha na região do mediopé (meio da sola do pé)
Alongamento 3: Pressione a bolinha no calcanhar com os dedos apoiados no chão e o joelho flexionado.