Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade) tem ganho cada vez mais adeptos devido à promessa de emagrecimento rápido, então, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás decidiram checar se esse tipo de treinamento é mesmo tão eficaz. A conclusão mostrou, após analisarem 41 estudos, que de fato vale a pena investir no HIIT para perder peso. A pesquisa foi publicada no British Journal of Sports Medicine.
A análise checou os efeitos do treinamento intervalado (HIIT) em comparação com o treinamento contínuo de intensidade moderada (como ficar uma hora na esteira, por exemplo, em um ritmo confortável). Foram verificados dados de pessoas que praticam caminhada e corrida, todos com menos de 30 anos, ao longo de 12 semanas.
Os resultados apontaram que tanto o HIIT quanto treinos de intensidade moderada têm benefícios semelhantes para diminuir peso. Porém, o HIIT garante maiores reduções em um período mais curto, gerando uma queima 28,5% maior de gordura no corpo
A análise também aponta que ter um profissional acompanhando os treinos de alta intensidade pode ajudar a trazer resultados mais positivos, pois cada pessoa tem necessidades individuais e, assim, precisa de uma série específica.
Como fazer o treino HIIT
O treino HIIT exige exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de descanso. Isso permite com que esse tipo de treinamento misture diversas modalidades esportivas, como:
- Pular corda
- Corrida
- Bicicleta
- Nado
- Subir escadas
- Agachamentos
- Flexões
- Polichinelos
- Levantamento de peso
Saiba mais: Treino HIIT: Guia do Método Eficiente Para Emagrecer