Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Já imaginou perder a memória por um motivo inesperado? Um caso raro surpreendeu internautas na última semana: isso porque uma mulher alegou ter esquecido dos últimos 10 anos da sua vida após fazer cocô. Em entrevista ao The Sun, seu filho contou que ela sofreu um "apagão" e não se lembra da última década de sua vida após ter uma crise de constipação. O caso aconteceu em Hong Kong, na China.
A paciente foi levada ao hospital, onde foi realizada uma série de exames. Os médicos constataram que a saúde física e mental da mulher estavam em boas condições, embora ela não se lembrasse das oito horas seguintes à visita ao banheiro.
"Em teoria, é possível explicar alguém perdendo a memória como resultado de esforço excessivo no banheiro. Se você está fisicamente empurrando muito forte, pode cortar o suprimento de sangue para o cérebro. Pode acontecer a mesma coisa se estiver levantando uma carga muito pesada. Em casos extremamente raros, isso pode até levar a um sangramento dentro do cérebro, causando uma forma de derrame", disse a médica Sarah Jarvis ao site.
Contudo, a especialista explica que isso é muito incomum e, que em 30 anos como médica, ela nunca havia visto um caso como esse.
É normal uma pessoa perder a memória devido a constipação?
De acordo com Eduardo Vieira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, atualmente não existe nenhum relato na literatura médica que eventualmente associe a constipação à perda de memória.
"No entanto, o que pode acontecer é uma maior incidência de AVC em pacientes que façam muito esforço ocasional para evacuar, o que pode elevar a pressão arterial e, caso haja alguma má-formação cerebral ou aneurisma, por exemplo, este poderia se romper e causar um AVC", revelou o especialista.
Desta forma, a eventual perda de memória seria em decorrência de a área do cérebro ter sido afetada por algum desses problemas mencionados.
Saiba mais: Entenda os fatores que levam à constipação
Complicações da constipação
Eduardo Vieira explica que o esforço ao evacuar leva ao aumento da pressão arterial, podendo resultar em algumas complicações. Os principais problemas são:
- Hemorroidas
- Fissura anal
- Acúmulo de fezes endurecidas que fica presa em seu intestino
- Prolapso retal