Redatora especialista na cobertura das editorias de saúde, alimentação, fitness e bem-estar.
Na última sexta-feira, 12 de julho, a YouTuber Emily Hartridge faleceu devido a um acidente em patinete elétrico. Aos 35 anos, a influenciadora chegou a óbito após uma colisão envolvendo seu patinete, que se chocou contra um caminhão.
Emily era conhecida por sua série de vídeos "10 reasons why..." ("10 motivos para..."), em que mostrava como adotar uma vida mais saudável com exercícios, boa alimentação e autoconhecimento. A partir do sucesso de seu canal no YouTube, foi convidada a apresentar programas televisivos no Reino Unido, chegando a entrevistar atores famosos.
Em seu perfil oficial no Instagram, a seguinte mensagem foi postada:
Sua morte, então, acendeu a discussão sobre o uso de patinetes elétricos como meio de transporte alternativo.
Cuidados ao usar patinetes elétricos
Especialista em ortopedia, patologias da coluna vertebral e Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e Atividade Física, Michel Kanas traz um alerta para quem usa patinetes elétricos. Segundo o médico, a utilização sem proteção e em alta velocidade tem feito com que muita gente vá a pronto-socorros devido a acidentes sérios.
As lesões mais comuns vão de torções e escoriações a fraturas (como nos braços, pernas, bacia, coluna). Mas quedas graves podem resultar em traumatismo craniano, necessitar de cirurgia e até mesmo levar a óbito.
Por isso, Michel recomenda algumas atitudes para um uso consciente de patinetes elétricos:
- Use sempre equipamentos de proteção. O capacete é indispensável.
- Iniciantes devem praticar em parques antes de andarem com patinetes em ciclovias, ruas e calçadas.
- O uso não é recomendado para crianças ou pessoas com osteoporose.
- Evite transportar mochilas, malas ou pastas pesadas, pois podem dificultar seu equilíbrio no patinete.
- Não use o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico ao dirigir o patinete.
- Planeje seu trajeto com antecedência, priorizando caminhos com ciclovias.
- Atente-se a buracos e declives que, mesmo pequenos, podem causar acidentes.
- Use patinete com sinalização luminosa ao entardecer e à noite para que demais pedestres e veículos possam te enxergar com facilidade.
- Sempre preste atenção à sua volta.
- Não dirija em alta velocidade, como a cerca de 25 km/h. Isso pode fazer com que você perca o controle sobre o patinete.
- Use com responsabilidade.
Outros casos no Brasil e afora
Casos fatais de acidentes com patinete elétrico foram noticiados nos Estados Unidos e na França. No primeiro caso, um homem acabou falecendo e sua queda quebrou o patinete ao meio. Na França, um rapaz de 25 anos, assim como Emily, colidiu com um caminhão e não resistiu.
No Brasil, uma deputada do Rio de Janeiro sofreu um acidente com patinete elétrico em maio, tendo uma queda brusca a ponto de perder dentes. Em São Paulo, outros casos foram registrados envolvendo a queda de condutores; ou quase atropelamentos. Em todos os casos houve pessoas feridas.
Já em Vitória (ES), uma jovem de 19 anos foi internada após cair do patinete elétrico ao desviar de um bueiro. Ela sofreu uma hemorragia na região da cabeça.