
Graduado em Educação Física em licenciatura e bacharelado pelo Centro Universitário Italo Brasileiro (Uniitalo) e pós gr...
i
O nervo ciático é o mais longo do corpo humano. Ele se origina no sacro, ou seja, na região lombar. Liga as últimas vértebras e a base da coluna vertebral, e atravessa o quadril, os glúteos, a coxa, o joelho e o tornozelo.
Quando chega na metade do fêmur, o maior osso do corpo humano (localizado na coxa), o nervo ciático se divide em fibular e tibial, que são regiões que seguem pela perna.
Por conta do seu tamanho, ele está propenso a compressões. E é aí que relacionamos as causas dos problemas ligados a essas regiões todas.
Quando comprimido, o nervo ciático sofre um processo inflamatório - que popularmente é conhecido como "travar o nervo ciático".
Causas da inflamação
A inflamação do nervo ciático pode ser ocasionada devido a alguns fatores como:
- Trauma (quedas ou contusões)
- Má-postura
- Movimento repetitivos
- Escoliose
- Protusão
- Hérnia de disco
- Outras doenças
Como destravar o nervo ciático
Para destravar de vez o nervo ciático, os exercícios mais aconselhados são:
- Alongamento (coxa e glúteo)
- Abdominal
- Exercícios lombares
- Prancha isométrica
- Elevação do quadril
Os movimentos de alongamento, sobretudo para a parte superior da coxa e bumbum, ajudam a amenizar os sintomas da inflamação (principalmente dores) e até mesmo reduzi-la. Eles devem ser feitos no solo (chão).

Por sua vez, os exercícios abdominais, lombares e isométricos (como a prancha isométrica) auxiliam no fortalecimento muscular das regiões por onde passa o nervo ciático. A elevação de quadril também é importante, pois ajudará a fortalecer os glúteos.
Ao realizar os exercícios, atenção: tome cuidado com a postura e o movimento correto da execução. Exercícios feitos de forma errada podem agravar a situação, aumentando as dores causadas pela inflamação do nervo ciático.
Por isso, sempre consulte um profissional qualificado, como de Educação Física, para indicar o melhor treino para você.
Exercícios que prejudicam o nervo ciático
Há exercícios que geram uma maior compressão discal, o que, consequentemente, afetará negativamente o nervo ciático. Dentre eles:
- Stiff
- Agachamento (com grandes amplitudes)
- Remada curvada
- Exercícios que trabalham a coluna
Caso seu nervo ciático esteja inflamado, recomendo que evite esses exercícios listados acima.
Boa recuperação!
Mais sobre nervo ciático
Entenda por que dores no nervo ciático não somem só com remédios
Evite este erro comum que as pessoas cometem ao sentir dor ciática
Veja como escapar das dores da inflamação do nervo ciático