Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Dor no corpo é uma queixa constante de muitos brasileiros. Seja quem trabalha em pé ou sentado o dia todo, é comum encontrar por aí quem esteja buscando soluções para diminuir os desconfortos nas costas, na lombar, no pescoço e em outras partes.
Durante o período de quarentena, é possível que essas situações se tornem ainda mais constantes. Como muitas pessoas estão trabalhando remotamente em home office, a fim de manter o isolamento social, o corpo pode apresentar sinais de incômodo com a má postura e falta de movimentação.
Bianca Vilela, mestre em fisiologia do exercício, separou algumas dicas que podem ajudar a aliviar as dores corporais nesse período - e todas são bem simples de aplicar. Confira abaixo:
1- Pulsos
Esta região é bastante frágil, por isso possui uma grande incidência de dores, desconfortos e lesões. Então, a especialista indica a importância de começar o dia alongando os antebraços (flexão e extensão das mãos) por 30 segundos em cada posição e para cada lado.
2- Pescoço
O pescoço é uma área que possui poucos músculos para proteger a articulação. "Se quiser manter a coluna cervical em dia, trabalhe no computador e no celular mantendo um ângulo entre o pescoço e o queixo de 90° graus", orienta Bianca.
3- Pernas
"Vamos imaginar um canudo, com o qual estou tomando um suco. O que acontece se eu dobrar este canudo? Simplesmente o líquido não vai passar com eficiência. É exatamente o que acontece com as nossas pernas quando passamos o dia inteiro sentado", explica a fisiologista.
Isso quer dizer que, ao ficar muito tempo nessa posição, o retorno venoso não funciona com eficiência. Por isso, a especialista afirma que o ideal é se levantar e movimentar as pernas a cada uma hora de trabalho.
4- Panturrilhas
Bianca conta que podemos considerar as panturrilhas como um segundo coração, pois o sangue que fica acumulado nas pernas, devido à ação da gravidade, é projetado para cima novamente por meio da contração dessa musculatura.
Por isso, é uma grande vantagem manter as panturrilhas tonificadas para reduzir desconfortos, sensação de cansaço e varizes. Para isso, ao se levantar, junte as pernas, fique na ponta dos pés e depois volte à posição inicial. Repita isso de 10 a 15 vezes sempre que puder.
5- Costas
A musculatura dorsal protege e estabiliza a nossa coluna. E é na coluna que desenvolvemos os principais desvios posturais, tal como a profusão dos ombros (mantê-los projetados à frente).
Então, é de extrema importância realizar exercícios que irão trabalhar as costas, como a remada com profusão de halteres ou até mesmo um simples exercício de rotação dos ombros para trás, evitando dores.
Trabalhar sentado na cama ou no sofá é prejudicial?
De acordo com Bianca, essa prática pode, sim, ser muito prejudicial para a saúde do corpo, mesmo a curto prazo. Sem contar que algumas dores musculares e articulares que ocorrem a partir de uma má postura podem acabar se tornando crônicas.
"Os desvios posturais aparecem com a má postura recorrente, ou seja, quanto mais frequente você fizer isso, mais rápido você poderá adquirir um desvio postural ou lesão", conta.
Além disso, não é adequado passar as horas de trabalho utilizando apoio de acessórios como uma almofada, por exemplo. Para trabalhar de maneira saudável no formato de home office, Bianca afirma que é necessário uma boa cadeira, com apoio firme para as costas, regulagem de altura e apoio para os antebraços.